Subseção de Sobradinho realiza workshop para a Jovem Advocacia

A Subseção de Sobradinho da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou, nesta quarta-feira (17/08), um workshop sobre a profissão de advogado aos jovens profissionais da advocacia e aos estudantes de direito de Sobradinho. O evento foi organizado pela Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante de Sobradinho e aconteceu no auditório da Faculdades Uniprojeção.

O presidente Arthur Gurgel abriu o evento e destacou a importância de conversas como esta para o desenvolvimento profissional e pessoal de todos que se aventuram a exercer a advocacia e outras áreas do Direito. “O Direito exige de nós um trabalho enorme, árduo, mas que trará muitos resultados para aqueles que se esforçarem e tiverem vocação para essa área. Para quem já está no mercado, algumas coisas ditas aqui parecem óbvias, mas tenham certeza, são coisas essenciais para nossa profissão”, pontuou Arthur.

Em sua participação o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., falou de seu início como profissional do Direito, e lembrou que para exercer a advocacia alguns atributos são essenciais, entre eles a ética, a garra, a humildade e muito estudo. “Desde o primeiro dia de faculdade vocês já iniciaram na carreira jurídica, por isso desde já vocês devem cuidar das suas imagens e criarem laços com colegas, professores, profissionais que irão acompanhá-los pelo resto da vida. Temos que ser nossa melhor versão todos os dias e evoluir sempre. É o que tento fazer desde o meu primeiro estágio, e hoje tenho certeza que sou um advogado muito melhor do que aquela primeira vez que me pediram para fazer uma simples petição”, brincou Délio, se dirigindo ao auditório lotado de jovens. 

Profissão difícil e prazerosa

O advogado e diretor das Faculdades Projeção Campus Sobradinho, Pierre Tramontini, parabenizou a OAB/DF pela iniciativa e disse que a instituição de ensino que preside está sempre aberta à comunidade de Sobradinho. “Que honra receber todos vocês aqui hoje mais uma vez, por sinal essa parceria com a Subseção nos traz quase que semanalmente algum evento relevante para nossa instituição. Temos certeza que essa troca de experiências entre o mundo acadêmico e dos profissionais como vocês, que já tem muita vivência no mercado, só enriquece a todos nós”, exaltou Pierre.

Também trouxe seu testemunho a advogada Daniela Venturini, que contou um pouco de sua história de vida, desde os tempos que era policial civil no DF até sua chegada na advocacia, após aposentar-se. “Ao me aposentar vi na advocacia uma maneira de não ficar parada, mas também de dar uma contribuição à sociedade. Não me tornei advogada da noite para o dia, assim como vocês também não se tornarão. É uma profissão que construímos paulatinamente e que exige muito estudo, muita tranquilidade, perseverança e foco. Mas é, talvez, o trabalho mais prazeroso que podemos exercer, pois a comunidade precisa de nós para que seus direitos sejam garantidos”, argumentou Daniela. 

Veja aqui mais fotos do evento em Sobradinho.

Texto: Comunicação OAB/DF
Fotos: Roberto Rodrigues