TED inicia audiências de conciliação entre advogados

Brasília, 18/06/2012 – O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Seccional da OAB do Distrito Federal iniciou nesta segunda-feira (18/06) a Semana de Conciliação entre advogados, que se encerrará na sexta-feira (22/06). O objetivo é dar vazão a dezenas de processos originários de representações feitas por advogados contra outros colegas de profissão.

Nesses casos, a legislação prevê a possibilidade de acordo entre as partes. Conforme o Provimento 83/96 do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, os processos de representação dessa natureza, envolvendo questões de ética profissional, exigem a realização de audiência visando buscar a conciliação entre os litigantes. “Por isso, espera-se a conciliação da maior parte possível dos processos, diminuindo o estoque e pacificando litígios entre advogados”, observa o presidente do TED, Claudismar Zupirolli.

A iniciativa tem o propósito de solucionar as questões pendentes no Tribunal e resolver, na semana, o que for possível, arquivando os processos conciliados ou encaminhando para instrução os casos cuja conciliação se tornar frustrada. Está programada a realização de 75 audiências. As mediações serão efetivadas por treze relatores, os advogados Rita de Cássia Nascimento Palma Gastaldi, Marcelo Américo Martins da Silva, Tathianade Melo Lessa Amorin, Edson Madeira Ribeiro, Rutilio Torres Augusto Junior, Dário Ruiz Gastaudi, Flávia Espírito Santo Batista, Geusa Santana da Silva, Carlos Alberto Dellagiustina, João Eduardo de Drumond Verano, Ildecer Meneses de Amorim, Radan Nakai Nunes e Marília Aparecida Rodrigues dos Reis Gallo.

Reportagem – Helena Cirineu
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF