TJDFT apresenta normas de segurança ao Conselho Pleno da OAB-DF

O desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Flávio Rostirola, nomeado na vaga de advogado do quinto constitucional, compareceu a OAB-DF na noite desta quinta-feira (16). Rostirola levou o Secretário de Segurança do TJDFT, Carlos Lourenço, para apresentar as novas normas de segurança que estão em fase de implementação em todo o Distrito Federal.

O Secretário destacou que recebem ameaças à bomba com freqüência e relatou fatos concretos ocorridos no tribunal. Segundo ele, as normas estão de acordo com as sugestões encaminhadas pela presidente da OAB-DF, Estefânia Viveiros. “Vamos tentar dar um pouco mais de segurança a quem vai aos tribunais”, disse Lourenço.

A portaria inicial (GPR nº 1373), de 14 de setembro de 2005, determinava que servidores, visitantes, prestadores de serviço, imprensa, estagiários e advogados registrados na OAB receberiam crachás personalizados para cada pavimento. O acesso de estagiários e advogados registrados na OAB-DF foi uma das modificações feitas a partir do pedido feito pela Seccional. Advogados e estagiários receberão crachás de livre circulação. As demais pessoas que forem ao tribunal terão acesso limitado.

Portas giratórias com detector de metais, esteiras de raio X e armários para guardar armas são mais algumas das medidas. Além disso, funcionários passam por treinamento para lidar com situações adversas. O sistema será semelhante ao que existe no Superior Tribunal de Justiça (STJ).