TJDFT cria endereço eletrônico para a busca de informação sobre processos

Brasília, 05/03/2012 – Para simplificar e agilizar o atendimento cartorário, a 7ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) criou o endereço eletrônico 07vfazpub.brasí[email protected]. Trata-se de um novo canal de comunicação virtual direcionado a procuradores, advogados e às partes envolvidas na busca de informações sobre o andamento de processos de seu interesse e, sobretudo, para pedido de preferência da atuação jurisdicional de qualquer natureza.

Segundo argumento do juiz de Direito José Eustáquio de Castro Teixeira, este instrumento de comunicação vai permitir aos interessados a resolução de questões simples, a exemplo de expedição de diligências e preferências em geral, sem precisar se locomover. Para o presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, essa iniciativa vai gerar enorme benefício para a classe. “Isso implica economia de tempo e material, além de propiciar à própria parte comunicação direta com o juiz, dispensando a intermediação do seu advogado ou da Defensoria Pública”.

Outra vantagem apontada pelo juiz é que os servidores do setor de atendimento direto terão mais tempo para dedicar à localização do processo e ultimação das providências tomadas para a imediata comunicação ao interessado. O sistema ainda oferece espaço para críticas e sugestões aos serviços judiciais, independentemente da atuação da Ouvidoria do TJDFT.

O próximo passo será a disponibilização da vista programada dos processos aos advogados e procuradores, nos moldes já efetivados pelo Supremo Tribunal Federal. Possibilitará também o acesso às decisões liminares já consolidadas, a fim de que os advogados possam fazer a consulta prévia dessas decisões, antes da propositura de nova ação, dispensando o despacho pessoal do juiz.

Reportagem – Helena Cirineu
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF