TJDFT LANÇA MINI SITE PARA CONSULTA RÁPIDA PELO CELULAR

Fonte: site TJDFT

O Tribunal de Justiça do DF coloca à disposição do jurisdicionado o “TJDFT Móbile”, que é um mini site de consulta pelo celular. Ao digitar m.tjdft.jus.br o internauta terá acesso à interface do “TJDFT Móbile”, rapidamente, onde poderá fazer consulta processual de 1ª e 2ª Instâncias, acessar a Jurisprudência,os endereços e telefones do Tribunal, bem como ter acesso às últimas notícias do TJDFT . A grande vantagem desse espaço é a rapidez e a agilidade com que o jurisdicionado poderá fazer a navegação, já que a nova interface tem apenas 10Kb, o que a torna mais acessível que a página oficial.

O acesso à página do TJDFT já é possível por meio do celular. No entanto, como a página foi desenvolvida para a web, a navegação pelo celular é mais demorada, consumindo mais tempo do usuário. O TJDFT Móbile foi desenvolvido pela Presidência do TJDFT, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (SETI), e faz parte do Pacote de Ações da Presidência, que busca atualizar o parque tecnológico do Tribunal, substituindo o maquinário antigo por equipamentos novos e trazendo tecnologias que melhorem o acesso à Justiça, bem como estreitando a distância entre o serviço de tecnologia e o seu público.

Para atender ao padrão do site na versão móbile foram disponibilizados no novo espaço apenas os itens mais acessados, como a consulta processual de 1ª e 2ª Instâncias, a Jurisprudência, as notícias/ Imprensa e os endereços do TJDFT. Apesar da interface ter um layout básico, ela segue o padrão do site oficial do TJDFT, sem perder de vista a unidade visual que identifica a Justiça do DF.

Hoje, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) já possuem a tecnologia. Em pesquisa realizada pela Ouvidoria do TJDFT, em 2006 e 2007, verificou-se que 68% das pessoas que acessam o site do TJDFT são advogados. E para atender uma faixa maior de usuários, a opção da SETI foi utilizar a tela 240px como padrão. Mas se você não tem uma tela desse tamanho, não se preocupe: telas com resoluções maiores, de 320 a 500px, também ficam bem. Já nas de resoluções menores, de 128px ou 176p, a imagem não tem a mesma qualidade, mas como a página é leve, o carregamento é feito de forma muito rápida, compensando o outro lado.

O “TJDFT Móbile” faz parte das ações de tecnologia pensadas pelo atual presidente do TJDFT, Desembargador Otávio Augusto Barbosa, como meta de gestão para melhorar cada vez mais o acesso do jurisdicionado à Justiça do DF.