Trajetória da advocacia trabalhista é relembrada em seminário

Brasília, 4/6/2013 – O seminário “A Advocacia Trabalhista e os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT”, promovido pela Comissão do Direito do Trabalho da Seccional, nesta terça-feira (4), na sede da OAB/DF, contou com a presença da ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes, do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Dorival Borges, do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Augusto Caputo Bastos, e do diretor tesoureiro da Seccional, Antonio Alves. Representando o presidente da OAB/DF, o secretário-geral adjunto Juliano Costa Couto afirmou que o Direito do Trabalho é um elemento de ajuste de alguns problemas sociais e econômicos enfrentados pela sociedade. “A ideia é que o Brasil cresça sempre e sem a Justiça do Trabalho este passo não seria tão preciso”, disse.

O palestrante da noite, advogado, professor e autor de diversas publicações sobre políticas trabalhistas, Victor Russomano Junior, afirmou que a importância da advocacia trabalhista não está apenas no conhecimento, mas em ter habilidade para enfrentar essa política de contenção que chega a extremos. “Essa política é enfrentada por gigantes. As dificuldades técnicas encontradas por advogados trabalhistas são inúmeras”, lamentou.

Homenagem a José Torres das Neves
palestra advocacia trabalhista 04-06-2013 046O vice-presidente da Comissão do Direito do Trabalho da Seccional, Dino Andrade, prestou homenagem ao advogado e decano José Torres das Neves, que milita na área há muitos anos. “Ele é uma pessoa humilde e amiga de todos. Não há advogado trabalhista que não o conheça, pois ele atua na mais alta corte trabalhista desde a sua criação. Torres é o verdadeiro orgulho para a advocacia trabalhista”, congratulou. Em seguida, Dino entregou uma placa de menção honrosa ao decano.

O presidente da Comissão do Direito do Trabalho da OAB/DF e coordenador dos trabalhos da noite, Marcone Guimarães Vieira, corroborou com as palavras de Dino Andrade. “Nada mais justo do que homenagear o doutor José Torres das Neves neste mês que comemoramos o dia do advogado trabalhista”.

Representando a presidência do Tribunal Superior do Trabalho, o ministro João Batista Brito Pereira aproveitou a oportunidade para dizer que “para o TST o advogado Torres é um símbolo de dedicação, honradez, vigor. Estamos vivendo as festividades dos 70 anos de sobrevivência da CLT e ele é um dos pilares que sustenta a Consolidação das Leis”.

José Torres das Neves agradeceu emocionado a homenagem feita pela Comissão de Trabalho da Seccional. “É com muito prazer que convivo nos Tribunais com essa avalanche de jovens, a maioria mulheres que mostram imensa capacidade. Este é o momento para reflexão mais profunda. Até que ponto o advogado deve assumir como sua a verdade do cliente? O advogado tem função social, não existe democracia sem justiça limpa e consciente”.

Reportagem – Tatielly Diniz
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF