Vitória: Subseção do Gama e Santa Maria recebe posto do INSS

Inaugurado nesta quarta-feira (25), a Subseção do Gama e Santa Maria recebeu o mais novo posto de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), direcionado exclusivamente a advogadas e de advogados do Distrito Federal. A parceria com o INSS é um dos maiores feitos da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), que tem por objetivo principal descentralizar e agilizar as demandas solicitadas por toda advocacia.

A OAB/DF possui três postos de atendimento do INSS: na Seccional, localizada na Asa Norte, na Subseção de Águas Claras e na Subseção Gama e Santa Maria, que recebeu a terceira unidade na última quarta-feira (25).

Conquista

Na cerimônia de inauguração, o presidente da Seccional do Distrito Federal, Délio Lins e Silva Jr. esteve presente e recordou aos presentes que o convênio com o INSS vem de longa data. “Eu me recordo que em 2019 um dos primeiros convênios que assinamos pela OAB/DF, foi com o INSS. Eram alguns serviços disponibilizados online e naquele convênio foi para 35. Me recordo inclusive que nós causamos ciúmes na em todas as outras Seccionais do Brasil, porque o primeiro a ser assinado foi aqui no Distrito Federal,” relembrou.

Délio, semelhantemente, destacou a alegria em inaugurar mais um espaço do INSS voltado aos advogados e advogadas e ressaltou que se sente orgulhoso por cada passo que a OAB/DF dá juntamente com suas subseções. “Eu fico muito feliz de poder trazer cada vez mais esse serviço e realmente tenho muito orgulho desse trabalho. Cada inauguração dessa que temos nas subseções reforça ainda mais o nosso orgulho, reforça ainda mais a nossa alegria de dizer que nós sempre nos alinhamos e sempre temos essa parceria.” 

E nessa linha de parceria, o presidente da Seccional apresentou todo o trabalho que está sendo desenvolvido nas subseções. “Estamos fazendo uma reforma grande na Subseção de Taguatinga que provavelmente agora final de fevereiro seja entregue totalmente revitalizada e pronta para um novo posto de atendimento do INSS. Em Samambaia nós alugamos um imóvel que está em fase de cotação e em alguns meses teremos uma nova sede também em Samambaia. Teremos muito em breve a nova sede de Planaltina e Núcleo Bandeirante que já está em fase de cotação e muito em breve teremos uma nova Subseção lá. Então a palavra de hoje é gratidão,” comemorou Délio Lins e Silva Jr.

Parceria INSS e OAB/DF

O acordo firmado entre OAB/DF e INSS permite que advogadas e advogados, por meio de assinatura de um Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias, possam adquirir informações e documentos para representarem seus clientes. Leia a íntegra do Convênio firmado aqui.

A presidente da Subseção Gama e Santa Maria, Graciela Slongo, expressou sua alegria em inaugurar o local de suporte do INSS em sua casa, e agradeceu ao presidente da Seccional por ter esse cuidado com as subseções. “Essa parceria que a OAB/DF faz com os órgãos, como faz também com a advocacia criminal, agora estendida com o Direito Previdenciário. Ter esse atendimento dentro da nossa casa de uma forma mais confortável e uma forma mais personalizada para advocacia, faz toda a diferença no nosso dia a dia. Esse posto facilita muito a nossa advocacia e isso com certeza vai refletir em nossos clientes, que terão também um atendimento mais rápido com os agendamentos e com as demandas resolvidas de uma forma mais ágil e mais rápida. Meus agradecimentos ao INSS por essa parceria e ao nosso presidente que tem esses olhos diferenciados e o coração aberto para subseções. Sabemos que ele está na sede, mas os olhos e o coração dele estão sempre voltados para essas subseções”, disse.

Segundo o chefe de serviço de gerenciamento do atendimento do INSS, Robson Alves de Castro, a inauguração é um ganho muito grande para os advogados e para o cidadão. “Para nós é uma honra poder participar dessa inauguração. É nosso terceiro posto de atendimento dentro da advocacia e essa parceria tem nos ajudado e dado um retorno muito positivo, na medida que conseguimos atender o advogado na própria sede da OAB e nas suas subseções. Assim nós evitamos que esse advogado esteja se deslocando até o INSS e aumentando a demanda nas unidades que já temos, um gargalo muito grande e falta de servidor. Para nós é um alívio e podem contar sempre com essa parceria”.

“A OAB/DF e a Comissão de Direito Previdenciário têm trabalhado para ampliar o atendimento dos servidores do INSS a todas as Subseções da OAB do Distrito Federal, para trazer o atendimento mais próximo dos advogados e advogadas. Sabemos a importância desses atendimentos para o trabalho diário da advocacia previdenciária. Agora estamos tendo a alegria de poder fazer a inauguração desse posto destinado a toda advocacia,” expressou a vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Seguridade Social da OAB/DF, Natasha Moreira Teles.

Renata Costa, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Subseção do Gama e Santa Maria, afirmou que a nova sala do INSS irá colaborar para um atendimento mais eficaz dos advogados. “Conseguir mais um posto de atendimento do INSS é uma conquista para a advocacia previdenciária do DF. Porque os advogados poderão resolver os processos administrativos dos seus representados com mais celeridade e assertividade na garantia do direito social”, ressaltou.

Atendimento INSS

O posto funcionará de segunda a quarta-feira, de 12h às 18h. O serviço é exclusivo para os advogados e para fazer o agendamento é necessário encaminhar um e-mail para [email protected] para agendamento. Os atendimentos ocorrerão a cada 30 (trinta) minutos. 

Confira alguns dos serviços oferecidos:

  • Entrega de senha do acesso ao Meu INSS; 
  • Protocolo de benefícios previdenciários e assistenciais e serviços administrativos; 
  • Cumprimento de exigência com anexo de documentos de processos administrativos em curso; 
  • Marcação de perícia quando não conseguir pelo telefone 135 ou 0800 135 0135;
  • Orientações e dúvidas sobre pendências e erros dos benefícios do INSS.

Telefone da Subseção do Gama e Santa Maria para informações: 3550-7917

Texto: Letícia Marchi

Foto: Roberto Rodrigues

Comunicação OAB/DF — Jornalismo