XXI CONFERÊNCIA: MEIO AMBIENTE SERÁ UM DOS TEMAS CENTRAIS

Brasília, 15/03/2011 – A solenidade de lançamento da XXI Conferência Nacional dos Advogados, realizada na segunda-feira (14/03), às 14h30, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR), foi conduzida pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante. Ela contou com a participação do vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Alberto de Paula Machado; do secretário-geral da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e do diretor tesoureiro, Miguel Ângelo Cançado, além de vários conselheiros federais da OAB. Os membros honorários vitalícios Roberto Busato e Cezar Britto também prestigiaram o evento, ao lado do anfitrião do lançamento, o presidente da Seccional da OAB do Paraná, Jose Lucio Glomb. Os demais presidentes das Seccionais presentes foram os do Amazonas, Antonio Fábio Barros de Mendonça; do Distrito Federal, Francisco Caputo; e do Rio de Janeiro, Wadih Damous.

A inclusão dos problemas ambientais entre os temas centrais da XXI Conferência foi uma das novidades anunciadas na solenidade de lançamento pelo presidente nacional da OAB. A temática da Conferência será centrada em “Liberdades, Democracia e Meio Ambiente”. Ophir explicou a inclusão do tema dado o fato de que a questão ambiental preocupa a sociedade como um todo. “O homem, no afã de aproveitar os recursos naturais para o desenvolvimento da sociedade, não tem medido esforços em devastar, e nós precisamos desenvolver instrumentos e mecanismos capazes de conciliar as necessidades de desenvolvimento com os da preservação da natureza”, disse ele.

A nossa Mata Atlântica já foi dizimada” – acrescentou Ophir Cavalcante -, agora, não podemos mais conceber que a Amazônia sofra cada vez mais a ação das queimadas, com a exploração do agronegócio – problemas que o Paraná já sofreu de certa forma, com o desenvolvimento do agronegócio no interior. É preciso um equilíbrio do tratamento dessa questão, sob pena de não conseguirmos deixar para as gerações futuras um meio ambiente equilibrado, ecologicamente correto, em razão desse afã de explorar desenfreadamente os recursos naturais em prejuízo da natureza”.

Cerca de 300 pessoas, entre advogados, parlamentares, magistrados, membros do Ministério Público e representantes do Executivo paranaense e da sociedade civil, prestigiaram a solenidade de lançamento no auditório do Museu Oscar Niemeyer. Após a solenidade, Ophir e os diretores da entidade visitaram o Centro de Convenções onde será realizada a Conferência, chamado Expo Unimed Positivo.

Fonte: Conselho Federal – OAB


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: