Seccional homenageia atletas olímpicos e paralímpicos - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Seccional homenageia atletas olímpicos e paralímpicos

atletasA OAB do Distrito Federal realizou, na noite da última quinta-feira (3), solenidade em homenagem aos atletas brasilienses que participaram dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Na ocasião, os esportistas receberam certificados, em que a Ordem destaca a contribuição dos homenageados para o desenvolvimento dos esportes do DF, seja pelo desempenho olímpico, seja pelo exemplo às futuras gerações da cidade. O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, agradeceu aos atletas e falou sobre superação.

“Nós temos dois tipos de pessoas: os bons de resultado e os bons de desculpa. O atleta nunca será olímpico se ele for bom de desculpa. Vocês todos são bons de resultado. Sejam lá quais forem os problemas, sejam lá quais forem os desafios, nós só temos uma alternativa: seguir em frente”, disse Costa Couto, que também ressaltou que a Ordem está à disposição dos atletas para buscar e propor melhorias e projetos esportivos.

atletas1“Essa casa está disposta a debater todos os projetos de lei e políticas públicas que for de interesse do esporte. Aqui temos talentosas pessoas, apaixonadas pelo esporte, e que buscarão o debate e soluções para serem implementadas junto ao governo”, afirmou.

O presidente da Comissão das Olimpíadas 2016 e Grandes Eventos, Francisco Chiaratto, parabenizou os atletas e familiares. “Sabemos que a caminhada não é fácil, mas vocês estão de parabéns. A OAB tem trabalhado no sentido de apoiar os atletas e vamos continuar fazendo esse trabalho. Já estamos pensando na Copa do Mundo de 2018 e nas olimpíadas de 2020. Estamos à disposição para o dialogo e para saber em que a OAB pode ajudar vocês na superação dos obstáculos”.

atlet“As dificuldades que esses atletas enfrentam no dia a dia é impar, muitos não possuem auxilio do estado e mesmo com toda dificuldade fazem isso por amor ao esporte”, destacou o presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, Igor Martins Carvalho Rodrigues.

A secretária de Esporte, Cultura e Lazer do DF, Leila Barros, agradeceu a iniciativa da Ordem em homenagear os atletas. “Essa homenagem é muito importante e significativa. É difícil ser atleta no Brasil. Ser atleta olímpico é mais difícil ainda. As pessoas não imaginam o que um atleta se submete para chegar a ser um dos dez melhores. Eu tenho muito respeito por um atleta. Muitos interrompem sua vida pessoal em prol do esporte”.

atletas5Leila, que também foi uma das homenageadas, aproveitou ainda para pedir ajuda da Ordem no sentido de discutir políticas públicas que beneficiem atletas, bem como toda a comunidade. “Todos têm direito ao lazer e a praticar esporte. É preciso discutir políticas de inclusão. O esporte ajuda na formação. Eu vivi muitas emoções como atleta, mas os valores que o esporte deixou no meu caráter e na minha formação são muito maiores que todas as medalhas que eu recebi na minha vida”.

O atleta Caio Bonfim, na modalidade marcha atlética, falou como representante dos atletas presentes.”Representar os atletas é uma emoção muito grande. A marcha atlética não é um esporte tão popular no Brasil. Fazer esse esporte que não é tão popular aqui é realmente um desafio. Nós, atletas, quando estamos com a camisa do Brasil, representamos todo o povo brasileiro e essa é uma responsabilidade muito grande”, disse.

atletas13O ex-advogado e ex-judoca Mário Tranquillini, nascido e criado em Brasília, que também recebeu a homenagem, falou sobre a importância da Ordem para a sociedade e também elogiou a iniciativa. “É um prazer muito grande estar aqui. Eu estou aqui hoje como atleta, recebendo essa homenagem maravilhosa e muito positiva. É difícil ser um atleta nesse país”, disse Tranquillini, que também foi homenageado por sua contribuição ao esporte.

Receberam o certificado de homenagem os atletas olímpicos: Rayssa Costa, na modalidade de esgrime, representada por sua mãe Joséfa Tânia; Hugo Parisi, saltos ornamentais; Caio Bonfim, marcha atlética. Os atletas Bernardo Oliveira, na modalidade tiro com arco; Fabiola de Souza, do vôlei; Erica Miranda, judô; Bruno Schmidt, vôlei de praia; César Castro, saltos ornamentais; Marilson Gomes, maratona; Felipe Anderson, futebol; e Manuella Lyrio, natação, não estiveram presentes, mas também foram homenageados.

atletas12Os atletas paraolímpicos: Sérgio Oliva, hipismo; Vera Lúcia Mazilli, hipismo; Guilherme Marcião, tênis de mesa, representado pelo pai Coracy Alves; José Higino, rúgbi em cadeira de rodas, representado pela mãe Josélia Abreu de Oliveira; Luciano Reinaldo Rezende, tiro com arco; e Herivelton Ferreira, na Vela, receberam o certificado no evento. Não estiveram no evento, mas também foram homenageados: Lemon Moreno, goalball; Rejane Cândida, tênis de mesa; Rodrigo Campos, tênis de cadeira de rodas; Carlos Santos, tênis em cadeira de rodas; Natália Mayara, tênis em cadeira de rodas; Iranildo Espíndola, tênis de mesa; Thaís Silva e Carvalho, tiro em arco; Aloisio Alves, tênis de mesa; Paulo Flaviano Pereira, atletismo; Ariosvaldo Fernandes, atletismo; e Shirlene Coelho, atletismo.

atletas3Durante o evento, compuseram mesa o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, o secretário-geral, Jacques Veloso, o secretário-geral adjunto, Cleber Lopes, o secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/DF), Maxmilian Patriota, o presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, Igor Martins Carvalho Rodrigues, o presidente da Comissão das Olimpíadas 2016 e Grandes Eventos, Francisco Chiaratto, a secretária de Esporte do DF, ex-jogadora de Vôlei Leila Barros, o advogado e judoca Mário Tranquillini e o atleta olímpico Caio Bonfim.

 

 

Foto: Valter Zica