Em cerimônia híbrida, presencial e virtualmente, foram empossados, no início da tarde de hoje (26), 120 advogadas e advogados em 40 comissões temáticas da recém-criada Subseção do Riacho Fundo I, II e Recanto das Emas. Foram observadas todas as medidas de prevenção à Covid-19.

A cerimônia teve abertura realizada pelo presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr., sendo prestigiada pela diretoria da OAB/DF e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), conselheiros e presidentes de Subseções da OAB/DF.

A mesa da solenidade foi composta por: Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB/DF; Cristiane Damasceno, vice-presidente; Márcio Oliveira, secretário-geral; Andrea Saboia, secretária-geral adjunta e Paulo Maurício Siqueira, diretor tesoureiro; da CAADF, o presidente Eduardo Uchôa Athayde. Representando a Subseção: Gustavo Bueno, presidente; Priscilla Carvalho, vice-presidente; José Carlos Carvalho, secretário-geral; Felipe Fragoso Souza, secretário-geral adjunto e Luciana Coelho Santana, tesoureira.

Dentre os presidentes de Subseções, no evento presencial, estiveram: Joana D’Arc, de Samambaia; Eric Gustavo de Góis Silva, de Águas Claras; Amaury Andrade, do Gama e Cleider Fernandes, de Taguatinga.

Após a execução do hino nacional, da leitura do juramento e da chamada para o termo de posse, falaram o presidente da Subseção, Gustavo Bueno, Cristiane Damasceno, Andrea Saboia e Délio.

Gustavo Bueno homenageou a presidente da Subseção de Samambaia, Joana D’Arc, a quem chamou de “mãe” da nova Subseção, e o presidente da Subseção do Núcleo Bandeirantes, Rodrigo Bezerra Correia, a quem chamou de “pai”.

A nova Subseção foi criada a partir do entendimento que surgiu junto com os presidentes de Samambaia e do Núcleo Bandeirantes. Profissionais dessas estruturas estão migrando suas bases para Riacho Fundo I, II e Recanto das Emas, onde agora darão continuidade ao trabalho, ingressando na diretoria e nas novas comissões.

Também, Gustavo ressaltou que sentia estar “concretizando um sonho”. “É um dever e um privilégio. Entendo por dever ter de estar atento às mazelas da profissão, como o desrespeito às prerrogativas; aviltamento de honorários, dentre eles. De outro lado, o privilégio é contar com um grupo forte e atuante a meu lado”. O presidente da nova Subseção estendeu homenagens à sua família, especialmente à mulher e ao filho. Lembrou que é importante manter-se humilde: “Não somos nada, estamos!”

Cristiane Damasceno afirmou que estar ali era uma “alegria especial”. Recordou sua origem, na Subseção de Sobradinho. “Nasci e comecei lá! Entendo o quão importante é este momento em que tomam posse advogadas e advogados nestas comissões. É o trabalho que faz forte as Subseções. Aqui somos todos voluntários! Servidores tanto da advocacia quanto da sociedade.”

Andrea Saboia discorreu sobre a importância dos trabalhos realizados na Ordem. “Tenho a alegria de coordenar o projeto OAB 360 Graus, que acompanha o que é realizado nas diversas comissões. Assim, os vejo como gestores. Agradeço ao presidente Délio por uma gestão muito sensível e que nos apoia.”

Délio, que abriu a cerimônia, também proferiu as palavras de encerramento, destacando, além dos agradecimentos a todos, que a cerimônia de posse em comissões é a “segunda” que ele mais gosta de participar. “A primeira é a de entrega de carteiras porque estamos ali vendo sonhos se realizarem e apoiamos os que estão começando na carreira”. Por fim, destacou que, independentemente de questões partidárias, pois a gestão trabalha de modo apartidário, e de eleições internas, todos ali estavam juntos, sonhando e trabalhando pela advocacia e pela sociedade. “Sintam-se abraçados!”, concluiu.

Texto: Montserrat Bevilaqua

Fotos: Valter Zica

Comunicação OAB/DF