Correio Braziliense: OAB/DF adota processo seletivo na contratação de advogados

19/04/2012

OAB/DF

,Em decisão inédita, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Distrito Federal adotou processo seletivo visando à contratação de advogados para seu quadro de pessoal. Conforme o edital, publicado no Diário Oficial de 19 de abril de 2012, o certame destina-se a selecionar três candidatos para contratação imediata e os demais para a formação de cadastro de reserva.

A remuneração mensal do advogado será de R$ 3.312,89. Os aprovados dentro do limite de vagas terão o contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) com jornada semanal de 40 horas. Com esse concurso, a Diretoria da Seccional pretende implementar a Advocacia Geral da OAB e prestar um serviço de maior qualidade à advocacia brasiliense.

Para o presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, a iniciativa tem o propósito de tornar o processo de contratação mais justo e qualitativo. “Trata-se de uma forma mais democrática de contratação, prestigiando a qualificação pessoal e consagrando a impessoalidade da administração”. Esse processo é utilizado pela maioria das entidades de classe mais expressivas do país. A medida, no seu entender, é também mais um passo importante desta gestão para valorizar o quadro de profissionais da Ordem.

Processo Seletivo

Dentre as atribuições do advogado da OAB/DF estão: prestar assessoria jurídica em processos administrativos e judiciais; acompanhar a gestão de convênios, contratos de serviços e outros instrumentos nos quais a OAB seja contratada ou contratante, para garantir o cumprimento dos requisitos legais e resguardar a eficácia administrativa; assessorar e representar juridicamente a Seccional, suas comissões e órgãos, dar suporte e orientação a prepostos; realizar estudos e elaborar minutas de relatórios.

O processo será executado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). Com taxa de R$ 80,00, as inscrições estarão abertas de 23 de abril a 16 de maio, e a prova será aplicada em 17 de junho. O resultado final do concurso será divulgado e homologado em 5 de julho.

Inscrições e demais informações no site www.iades.com.br.