G1: Mais de 2 mil prestam exame da OAB neste domingo em Brasília

8/07/2012 13h03- Atualizado em 08/07/2012 13h56

Prova da segunda fase será aplicada entre 14h e 19h na Asa Norte.
Aprovação é requisito necessário para exercer a profissão de advogado.

Do G1 DF

No Distrito Federal, 2.296 candidatos irão realizar a segunda fase do VII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que será realizado neste domingo (8) das 14h às 19h. No DF a prova será aplicada apenas na unidade do UniCeub na quadra 708/908 Norte. Os portões foram abertos às 12h30 e fecham às 14h, sem tolerância para atrasos.

Os concorrentes vão fazer a prova prático-profissional, em que terão de redigir uma peça processual e responder a quatro questões sobre a forma de situações-problema.

A aprovação no exame é requisito necessário para exercer a profissão e se inscrever nos quadros da OAB como advogado.

O presidente da Comissão de Estágio e Exame da OAB-DF, Gustavo Gaião, disse que no último exame o índice de reprovação no DF foi de 60%. “Acredito que esse índice permaneça, uma vez que tenha se tornado constante. Muitos candidatos dizem que a prova é difícil, mas não é. O exame segue as condicionantes que o mercado exige”, disse.

Candidatos

A secretária Ieda Pereira da Silva, de 42 anos, chegou cedo, antes das 12h30, para aguardar a prova. Ela se formou no ano passado e faz o exame pela terceira vez. “É muito difícil falar da prova da OAB, a gente estuda tanto e sempre é pego de surpresa. Não fiz cursinho, mas estudei 5 horas por dia para esta prova”, disse.

Também chegou bem antes o policial civil Luiz Carlos Aguiar, 52 anos. “Já tem 13 anos que me formei, decidi fazer a prova agora porque estou perto de me aposentar e quero seguir a carreira”, afirmou.

A estudante Alcirene Vieira, 30 anos, faz a prova pela segunda vez, mas só agora conseguiu chegar à segunda fase. “Me dediquei muito aos estudos, fiz até um cursinho online. Acredito que desta vez eu consigo a aprovação”.

A assessoria da OAB-DF informou que o índice de abstenção deverá ser divulgado apenas na segunda (9). O resultado preliminar do exame será divulgado no dia 27 de julho. O resultado final, após os recursos, será em 14 de agosto.