Brasília, 17/3/2016 – Os jovens advogados tiveram uma noite voltada para o investimento em sua imagem profissional, nesta quarta-feira (16). A Seccional montou uma estrutura para oferecer fotos em estúdio, auxílio em criação de sites e cartões de visitas, além de workshops voltados para uso das mídias sociais e postura profissional. Segundo a organizadora do evento e vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, a iniciativa foi pensada para que o jovem advogado possa se inserir no mercado de trabalho.

“A nossa ideia foi prestigiar o jovem advogado autônomo. Nas palestras, ele aprendeu como atuar nas redes sociais para pode captar clientes dentro do nosso Código de Ética. E nos serviços que oferecemos ele pode fazer o design gráfico para o seu site, encomendar o seu cartão de visitas e tirar sua foto profissional. Ou seja, saiu daqui completamente preparado para enfrentar o mercado digital”, disse.

produção cartõesAo comentar sobre as dificuldades em início de carreira, Daniela salientou o importante papel da Ordem. “O jovem advogado, quando começa em sua profissão, se já não estiver em um grande escritório, tem muita dificuldade em ter acesso a esses serviços. A OAB fez isso exatamente para que ele possa se inserir no mercado de trabalho em pé de igualdade com advogados de grandes escritórios”, ressaltou.

A advogada Charleny Mangolin disse que a iniciativa ajuda aqueles que se esforçam para dar os primeiros passos na profissão. “A gente se sente uma ovelha desgarrada. Peguei minha carteira no ano passado e pude sentir essa integração e o olhar diferenciado da OAB/DF com o jovem advogado”, explicou. “Hoje foi mais uma demonstração disso. [Demonstra] o respeito e é também uma forma de agregar. Nós somos advogados e somos valorizados”.

beleza_danielaA advogada Simone Duarte aproveitou a oportunidade para tirar sua foto profissional e assistir às palestras. “Hoje foi realmente uma grande oportunidade. Para mim, é muito importante saber disso tudo porque a nossa imagem é que vai nos dar credibilidade perante aos nossos clientes. Se não fosse o apoio da OAB ao jovem advogado, a maioria estaria perdida, inclusive eu”.

Durante o workshop sobre postura profissional, o especialista em comunicação Cássio Bergamasco falou sobre a importância da apresentação dos advogados nas mídias sociais voltada para prospecção de clientes e para a contratação pelo mercado de trabalho por meio das redes.

“A profissão de advogado denota credibilidade e conhecimento. Então, eu preciso transmitir isso nas redes sociais da mesma maneira”. Bergamasco também questionou os jovens advogados sobre a produção de conteúdo diário, informativo, na área de Direito. De acordo com ele, nas redes, o que é compartilhado ou publicado representa exatamente a imagem passada aos que visualizam seus comentários ou compartilhamentos.

workshop1A consultora de imagem e comportamento Lectícia Lobofilho falou sobre “Marketing corporativo: que imagem você está passando?”. Em um dos pontos abordados na palestra, a consultora ressaltou a importância da aparência para a imagem que é recebida pelo outro.

“Em trinta segundos a gente já tem a opinião sobre quem está na nossa frente. Você até pode ter uma boa impressão, que são os primeiros 5 segundos, e depois constatar que foi péssimo: ‘realmente eu tive uma boa impressão, mas não é nada disso, eu me enganei’, ressaltou a especialista.

O evento contou com o apoio e patrocínio da Caixa de Assistência do Advogados do Distrito Federal, da Escola Superior de Advocacia, da Livraria Verbo Jurídico, da Atame, da Duohaus Esthetc Laser Desing, da Gomdini Joias, do maquiador Reinaldo Marcon, do cabeleireiro Helio França, dos cartões Gráfica e Editora i7 e a empresa de design de Rodrigo Videres.

Comunicação Social – OAB/DF
Fotos: Valter Zica