OAB/DF lamenta falecimento do ex-presidente nacional Ophir Filgueiras Cavalvcante

Brasília, 02/01/2014 – O presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ibaneis Rocha, e sua diretoria lamentam o falecimento do advogado Ophir Filgueiras Cavalcante, aos 76 anos de idade. Cavalcante presidiu o Conselho Federal da entidade nos anos de 1898 a 1991 e a Seccional do Pará entre 1983 e 1987. O corpo do advogado será velado em Belém do Pará, sua cidade natal.

A lista de serviços prestados à advocacia pelo ex-presidente é extensa. Liderou movimentos contra a violência no campo e lutou pelo fim da banalização da edição de Medidas Provisórias pelo Poder Executivo. Dentre as muitas realizações administrativas, destaca-se o fato de ter inaugurado a primeira sede própria do Conselho Federal, em novembro de 1990, que antes funcionava na Seccional do DF.

O velório do ex-presidente será realizado no Palácio Lauro Sodré, antigo Palácio dos Governadores, na capital do Pará. Um de seus três filhos, Ophir Cavalcante Junior, também presidiu a OAB/PA e foi o último presidente do Conselho Federal da entidade.