OAB/DF reinaugura sala e promove valorização do advogado em Taguatinga

Brasília, 10/11/2014 – Como prova de prestígio e de valorização dos colegas que militam em Taguatinga, a Diretoria da Seccional da OAB/DF compareceu nesta segunda-feira (11) ao Fórum Desembargador Antonio Melo Martins para reabertura solene das novas instalações da Sala de Apoio dos Advogados, totalmente revitalizada desde o mobiliário até os equipamentos de informática.

“É o mínimo que podemos fazer por estes profissionais que se dedicam todos os dias a promover a justiça”, afirmou o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, após descerrar a placa de reinauguração ao lado do presidente da Subseção, Nadim Tannous El Madi.

Para os dirigentes, as salas de apoio constituem um referencial para qualquer advogado em atividade. Não só porque nelas ele encontra a chancela da entidade que o representa, como também pelo fato de que, em muitos casos, funcionam como extensão do próprio escritório. “Daí a importância de estarem estas salas permanentemente assistidas, seja de material de escritório, de equipamentos modernos e funcionando a contento, seja dos meios necessários para promover eficácia ao trabalho do colega”, afirmou Nadim.

Segundo Ibaneis, as salas devem funcionar como uma extensão da Ordem, a serviço, sempre, do advogado. “Pelo volume de processos que por aqui transita, Taguatinga merece uma atenção especial”, disse.

Não por menos, os pleitos encaminhados pela Subseção para atender as expectativas dos advogados de Taguatinga têm sido plenamente atendidos pela atual gestão da OAB/DF. Exemplo disso é a instalação da 10ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) na Subseção, como parte das obras de revitalização da entidade no ano passado. Atualmente, o fluxo de advogados em busca dos serviços oferecidos, que são idênticos aos da Seccional, reflete a transformação da realidade local.

Ainda este ano, a OAB/DF vai realizar as obras de calçamento do estacionamento reservado aos advogados no Fórum e, em 2015, uma Sala definitiva. Também já foi destinada Sala no Fórum Trabalhista, assim como uma Van para ajudar nos deslocamentos. O itinerário inclui o terminal de integração, passando pela Praça do Relógio, Fórum Trabalhista, Fórum Civil, Subseção de Taguatinga, Fórum Ceilândia e Subseção Ceilândia. “Nossa meta é trazer mais dignidade ao advogado”, disse Ibaneis. “Com isso, minimizamos um pouco as dificuldades da luta diária”.

Ao mesmo tempo, a entidade luta pela criação de novas varas no Fórum de Taguatinga, nomeação de juízes substitutos e o de novos servidores para as varas, uma vez que o número de processos cresce a cada dia. “A OAB/DF já alertou, por diversas vezes, para a morosidade no andamento dos processos, que provoca reclamações generalizadas, tanto de advogados como dos servidores”, observou Nadim Tannous.

Além de Ibaneis e Nadim, estiveram presentes à solenidade o vice-presidente da Seccional, Severino Cajazeiras; o secretário-geral adjunto, Juliano Costa Couto; a vice- presidente da Subseção de Taguatinga,  Luciene Bessa; o secretário-geral, Alexandre Henrique de Paula; o secretário-geral adjunto, Renauld Campos Lima; e a diretora-tesoureira, Carla de Oliveira Rodrigues. O evento ainda contou com a presença do presidente da Subseção de Sobradinho, Marcio de Souza Oliveira, e do seu vice, Osvaldo Gomes; do presidente da Subseção de Ceilândia, Edmilson Francisco de Menezes; e do presidente da Subseção de Samambaia, Lairson Rodrigues Bueno.

Texto – Sussane Martins
Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF