Entrega de carteiras: “Advogar é estudar todos os dias” - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Entrega de carteiras: “Advogar é estudar todos os dias”

Brasília, 2/6/2016 – A Seccional da OAB do Distrito Federal recebeu, nesta quinta-feira (2), 150 novos advogados em duas solenidades de entregas de carteiras, na sede da Seccional. A oradora da primeira turma, Bruna Monique Oliveira Rocha, salientou a importância do conhecimento. “Que possamos carregar essa palavra com alegria, tendo em mente que ninguém melhor que nós mesmos para vivenciar de fato que o conhecimento verdadeiramente liberta. Desejo a nós advogados que sejamos sempre instigados ao conhecimento, à busca incessante de Justiça e ao bem comum, alicerçados na ética profissional”.

entrega de carteira4Emocionado, o paraninfo da primeira turma, o conselheiro Rafael Favetti, disse que “o advogado é o parachoque da democracia”, ao completar que “advogado é hoje quem defende os legítimos interesses da sociedade e do mercado brasileiro. Nunca abaixem a cabeça para nenhuma autoridade, tenham a lei que vocês estão defendo no peito e no coração”.

O orador da segunda turma, Pedro Rubino Maciel, disse que os novos advogados devem ter a firme convicção de que o Direito sempre prevalecerá nas relações sociais. “Vamos dizer não à corrupção que se alastra pelos poderes da República que hoje, tristemente, é algo comum, chegando a ser corriqueiro e que causou e continua causando tanta revolta no povo brasileiro”.

entrega de carteiraO paraninfo da segunda turma, o ex-presidente do Instituto dos Advogados do Distrito Federal, José Alberto Couto Maciel, pai do orador Pedro Maciel, é portador da carteira de número 513. Ao longo de sua experiência de 50 anos de carreira, Maciel testemunhou diversas mudanças no país. “O tempo voa, a vida é breve e a minha diferença entre o recebimento da carteira e os dias atuais é de apenas um número de processos a mais, defendidos, o que me permite dizer a vocês que aproveitem bem a rápida passagem desse tempo”, destacou. “O advogado, ao ingressar na OAB, além de ter o direito de defender seus clientes, passa a ser, na área pública, um defensor da democracia, do Estado de Direito, do Direito Constitucional à vida, à liberdade, à igualdade e a segurança de todos”, completou o paraninfo.

O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, salientou a importância da busca incessante pelo conhecimento. “Estudar é indispensável. Que tenhamos nós este espírito de que advogar é estudar todos os dias. O advogado deve ser preparado. Não pense que se passou na OAB, está pronto. Não está. Vocês têm agora o papel mais importante no palco da sociedade, Vossas Excelências serão os ouvidos e olhos desta Casa, que é da democracia e da sociedade”. Daniela Teixeira, vice-presidente da OAB/DF, disse que os novos advogados devem honrar a advocacia e a importância dela no contexto da sociedade. “Nós garantimos a cidadania e o direito de todos os brasileiros. Saiam por essa porta com o peso da responsabilidade de ser advogado. Vocês são a OAB,
vocês fazem parte da OAB”.

entrega de carteira6Compuseram mesa durante as solenidades o secretário-geral Jacques Veloso, o diretor tesoureiro Antonio Alves, o conselheiro federal Severino Cajazeiras, o secretário-geral da CAA/DF, Maxmiliam Patriota, a diretora da CAA/DF Daniela Caetano, além dos conselheiros Seccionais Liliana Marquez, Thais Riedel, Fernando Assis, Glauco Alves e Santos, Maurício Correa da Veiga, Marlucio Lustosa Bonfim, Wendel Lemes e André Lopes. Ainda estiveram presentes o presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante Sebastião Duque, o presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Amaury Andrade, o conselheiro da Subseção de Taguatinga Paulo Józimo, o presidente da Comissão de Combate à Corrupção, Transparência e Prestação de Contas da Subseção do Gama, Edinardo Bezerra, o presidente da Comissão de Direito Civil da Subseção do Gama, Alessandro Cruz Alberto, o secretário-geral da presidência do TRF-1 Região Ramiz Flávio Rocha, o professor de Direito Processual Civil Sandro Pereira de Castro, o diretor jurídico e de assuntos regulatórios da Infraero Francisco Siqueira.

Também compuseram mesa Luiza Damasceno, presidente da Comissão de Direito Previdenciário, o membro da Comissão de Direito do Trabalho Cesar Marinho, a integrante da Comissão da Mulher Advogada de Taguatinga Rosana Melo, o secretário-geral da Comissão Sindical e Associativo Douglas Borges Flores e o vice-presidente da Comissão de Bioética Luiz Claudio Borges Pereira.
Confira nossa conversa com os oradores.

entrega de carteira3Bruna Monique Oliveira Rocha

Por que você escolheu ser advogada?
Foi um sonho desde criança. Meu pai trabalha no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Eu via sempre o trabalho dele e aquilo me chamava muita atenção. Por isso, desde pequena eu decidi fazer Direito.

Como você se vê profissionalmente daqui a 10 anos?
Eu descobri no fim do curso que minha área é mais voltada para o campo. policial ou para ser agente do Detran, mais voltado para o concurso. Mas sempre ligado ao criminal, sempre fui apaixonada por Penal. Pretendo advogar na área criminal para ter um pouco mais de experiência.

Qual o papel da Ordem na sua jornada profissional?
Me dá suporte. É uma instituição muito sólida que eu posso contar sempre, com cursos de especialização, por exemplo. Dá suporte com descontos. É uma maneira de sempre me atualizar, até porque o advogado está sempre estudando. É importante uma instituição que apoie a gente nisso.

entrega de carteira7Pedro Rubino Maciel

Por que você escolheu ser advogado?
Desde pequeno eu sigo os passos do meu pai, que é até o paraninfo da turma. Eu sempre tive isso na cabeça, que seria advogado.

Como você se vê profissionalmente daqui a 10 anos?
Eu quero advogar. Até porque tenho mais liberdade, gosto de atender o cliente, sustentar, audiência, de toda essa dinâmica de advogar. Eu pretendo trabalhar com meu pai e meus irmãos, que são todos advogados. Gosto muito das áreas de Direito trabalhista e Internacional.

Qual o papel da Ordem na sua jornada profissional?
É um grande apoio. A OAB está sempre apoiando todos os advogados, seja por meio do que está no Estatuto ou do trabalho das Comissões. A OAB tem um papel determinante para melhorar o cenário não só do Distrito Federal, mas do país como um todo.

 

Comunicação Social – Jornalismo
Fotos: Valter Zica
OAB/DF