CAA/DF leva o projeto Pedal Legal para todas as subseções

Brasília, 13/06/2016 – De olho na saúde e no bem-estar dos advogados do Distrito Federal, a Caixa de Assistência dos Advogados criou o programa Pedal Legal. O projeto foi dividido em circuitos e passará por diversas subseções da OAB/DF. A cada edição os advogados das subseções são motivados a usar suas bicicletas pelas ruas da cidade. Com massagista, equipe de saúde, mesa de frutas, água e barra de cereais à disposição, os ciclistas contam ainda com uma estrutura favorável. Tudo proporcionado pela CAA/DF com intuito de incentivar os advogados à prática esportiva.

Para que o programa seja realizado com a maior segurança possível, a Caixa também distribui cartilhas com dicas de segurança no trânsito, coletes refletores e apito de segurança, além de contar com apoio da Polícia Militar em cada região administrativa para garantir a segurança do passeio. O projeto já passou por Sobradinho, Ceilândia, Paranoá e Planaltina. As concentrações ocorrem sempre em frente ao fórum de cada cidade. Os advogados que conseguem concluir o percurso recebem uma medalha no formato da cidade anfitriã.

pedal legal3De acordo com o presidente da CAA/DF, Ricardo Peres, o Pedal Legal é fruto de ideia que surgiu da “necessidade de levar atividade física aos advogados de uma forma prazerosa”. Diante do esboço do projeto, logo se percebeu a grandeza que seria levar saúde, lazer e interação para todas as subseções. “É um projeto que nos orgulhamos pelo sucesso que está sendo nos percursos por onde já passamos”.

Ricardo Peres, que também é coordenador Nacional das Caixas de Assistência, ressaltou que a ideia tem agradado presidentes de outras caixas pelo país. “Estamos enviando nossos projetos para todas as caixas. Muitos outros presidentes de Caixa já me pediram e alguns, como o do Ceará, já estão colocando em prática. Tudo motivado pela necessidade de cuidar da saúde dos advogados e levar interação aliado a descontração”.

pedal legal4Em Sobradinho, o projeto Pedal Legal passou no dia 8 de abril. Foram cerca de 10km de percurso realizado. Advogados, amigos de advogados e familiares também participaram do evento. No dia 4 de maio foi a vez de Ceilândia, que teve como meta inicial 11 km de percurso. No entanto, por conta da animação, foi esticado para 19km. Cerca de 80 ciclistas participaram. Na cidade, os grupos de pedal “Scalp 21”, “Flores do Cerrado” e “Os Inconformados” se encontram num momento de total interação.

A Subseção do Paranoá foi a terceira a receber o projeto realizado pela Caixa de Assistência dos Advogados do DF. Foram 7 km de trajeto realizado em cerca de 40 minutos. Representantes do grupo PIP Bike/20 participaram do pedal. Planaltina recebeu o projeto no último dia 1º de junho. Escoltados por um céu estrelado e um clima bem agradável, os ciclistas fizeram um percurso de 22km.

Pelo Calendário do Pedal Legal de 2016, que será realizado até setembro, o cronograma segue a periodicidade quinzenal, sempre nas quartas-feiras. A Subseção de Samambaia será o quinto destino dos ciclistas, nesta quarta-feira (15). No dia 29 de junho é a vez de Brazlândia. Os advogados militantes na Subseção do Gama e Santa Maria podem preparar a bicicleta para os 13 e 27 de julho, respectivamente.

pedal legal2Em agosto, no dia 10 será a vez de Taguatinga e no dia 24 o projeto desembarca no Guará. O penúltimo Pedal Legal de 2016 vai ser realizado em dose dupla. O circuito dos ciclistas será Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo, em 14 de setembro. Para finalizar o projeto 2016, a Caixa dos Advogados realizará o Pedal Legal em Brasília, no dia 28 de setembro. Neste dia, quem participou de todo o circuito, vai unir as medalhas no formato de todas as cidades participantes, o resultado será o contorno geográfico do Distrito Federal. De acordo com o presidente da CAA/DF, a medalha foi pensada nesse formato para que motivasse advogados de outras subseções a participarem de todas as etapas e poder, no último dia, receber a última peça que, junto das outras, formam o Distrito Federal.

 

Comunicação Social – Jornalismo
Fotos: Ascom CAA/DF
OAB/DF