O último sábado foi de festa no Clube dos Advogados da Seccional. A final do Campeonato de Futebol de Campo dos Advogados da OAB do Distrito Federal foi realizada em clima de homenagens, samba e churrasco. Na categoria Master, o Fluminense ficou em 1º lugar no campeonato. Já na categoria Livre, o time do Bahia consagrou-se campeão.
O conselheiro e presidente do Clube dos Advogados, Marcelo Martins, elogiou o empenho das equipes e agradeceu a colaboração dos coordenadores do campeonato. “Estamos encerrando mais um campeonato. Agradeço todos os atletas que participaram. Um agradecimento especial, também, aos coordenadores do campeonato e representantes pelo belo trabalho realizado”, ressaltou Marcelo Martins, que destacou o empenho do coordenador-geral do evento e diretor financeiro do Clube, Fernando Augusto.
Presente no evento, o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, parabenizou os campeões, entregou o troféu às equipes vencedoras e, em seu discurso, elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela atual gestão do Clube. “Parabéns à diretoria do Clube pelo carinho e empenho com que tem tratado as questões dos advogados e os eventos no Clube. É uma alegria estar aqui neste sábado encerrando esse campeonato”. Na ocasião, Costa Couto anunciou que a Ordem realizará o primeiro campeonato das subseções do Distrito Federal.
Ao final dos jogos, tiveram início as comemorações. Churrasco e muito samba para os jogadores e familiares para encerrar a temporada, descontrair os jogadores e comemorar o bom desempenho dos atletas no campeonato.
Em meio às premiações, a diretoria do Clube preparou uma homenagem ao advogado Eugênio Máximo, conselheiro Seccional na gestão de J. J. Safe Carneiro, que faleceu no último dia 8 de agosto. Eugênio era atuante no Clube dos Advogados e motivador de práticas esportivas entre a categoria. A homenagem foi entregue por Fernando Augusto e por João Berchmans, um dos coordenadores do campeonato, a Darly e Ingrid, esposa e filha de Eugênio, respectivamente.
Marcelo Martins lembrou a parceria de Eugênio no Clube. “Fizemos essa homenagem ao nosso grande amigo que perdemos esse ano. Ele era um parceiro do Clube. Tive a oportunidade de viajar com ele, meu conterrâneo nordestino. Eugênio é querido por todos e está fazendo muita falta”. Na ocasião, Berchmans também falou sobre o advogado. “O que eu posso dizer é que, diante da morte, a tristeza nunca pode ser a melhor resposta a uma vida tão bonita como foi a do Eugênio”.
O conselheiro federal Severino Cajazeiras lembrou que Eugênio era um grande motivador do campeonato e que sempre o incluía nas equipes. “Apesar do momento, me sinto honrado e prestigiado de poder dirigir essas palavras ao meu amigo que me incluiu nesse campeonato. Ele fez questão de me incluir e eu fiz questão de participar, embora eu não aparecesse nos jogos para não fazer vergonha”, disse o conselheiro arrancando risadas do público presente.
O presidente da Seccional também fez elogios a Eugênio. “Vou dizer que qualquer homenagem que for feita, ainda que repetida, em favor de Eugênio, é pouco em nome da história que ele tem no Clube e nessa Seccional. Esse era o Eugênio, um amigo da advocacia, um amigo das pessoas”.
Para Ingrid, que cresceu acompanhando Eugênio nos campeonatos, a homenagem simbolizou o que seu pai representava ao Clube. “Eu me sinto parte desse campeonato porque eu sempre estava aqui, com ele, torcendo. Podemos lembrar dele nesse campeonato porque era uma parte da vida dele e da família. A imagem que fica para mim é a do Eugênio feliz, do Eugênio que agregava. Esse campeonato é a cara do meu pai”.
Premiações
Pela categoria Master, o advogado Rodrigo Becker recebeu o troféu disciplina pela equipe do Bahia. Já João Berchmans, jogador do Paysandu, foi o melhor representante da categoria. O goleiro Kennedy, da equipe Fluminense, recebeu o prêmio de melhor goleiro da categoria. O jogador Agostinho Filho foi escolhido melhor jogador do campeonato, além de ter sido o artilheiro, com 13 gols. O Bahia foi o vice-campeão e o Paysandu ficou em 3º lugar.
Já na categoria Livre, a decisão foi nos pênaltis, onde saiu vitorioso, com titulo de campeão, o time do Bahia. O titulo de vice-campeão ficou para o Esquadrilha e o 3º lugar para a equipe do Borussia. O troféu disciplina foi para o jogador Ramay Nunes, da equipe do Borussia. Ramay também ganhou o titulo de melhor representante de equipe. O prêmio de melhor goleiro foi para Adriano, da equipe do Esquadrilha. O título de melhor jogador foi para Leandro, também da equipe do Esquadrilha. O artilheiro da categoria foi Gabriel Ferreira, jogador do River Plate, com 13 gols.
Prestigiaram a final do Campeonato, o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, o conselheiro e presidente do Clube dos Advogados, Marcelo Martins, o presidente da CAA/DF, Ricardo Peres, o conselheiro federal Severino Cajazeiras, o diretor financeiro e coordenador-geral do Campeonato, Fernando Augusto, o vice-presidente do Clube, Silvestre Rodrigues, a diretora social do Clube, Juliana Dato, o diretor do Clube, Gustavo Anderi, e os coordenadore do campeonato Alberto do Carmo Miranda e João Berchmans.
Os conselheiros da Seccional, Camilo Noleto, Cláudio Santos, Cristiano Fernandes, Erich Endrillo, Erik Bezerra, Glauco Santos, Jackson Di Domenico, Alceste Vilela, Marcone Guimarães, Marlúcio Lustosa e Luiz Gustavo Muglia compareceram à final do Campeonato. O presidente da Subseção Gama, Amaury Andrade, também esteve presente.
Foto: Valter Zica