2024: Aprovado novo piso salarial da advocacia

Foi aprovado, nesta quinta-feira (22/02), o novo piso salarial da advocacia. Durante a 44ª Sessão Ordinária do Triênio 2022/2024, o Conselho Pleno da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) aprovou a proposta por maioria dos votos. O INPC foi de 3,71%, que, somado a 1%, totaliza reajuste de 4,71%. O texto foi relatado pelo conselheiro e presidente da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante (CAJI), Lucas Kauffmann.

Desta forma, fica estabelecido o piso salarial do advogado empregado privado, na forma abaixo:

I – R$ 3.923,74 (três mil, novecentos e vinte e três reais e setenta e
quatro centavos) mensais, para a jornada de até 4 horas diárias ou 20
horas semanais;
II – R$ 5.816,05 (cinco mil, oitocentos e dezesseis reais e cinco centavos)
mensais, em casos de dedicação exclusiva, para jornada de até 8 horas
diárias ou 40 horas semanais.

A vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, ressaltou a importância da valorização da categoria. “Todos nós precisamos de um começo, de uma referência. Que bom que hoje nós estamos juntos alicerçando a advocacia, valorizando e fortalecendo. Sabemos que chegar até aqui não é fácil, são muitos percalços. Precisamos fazer cumprir a lei e, assim, fortalecer a nossa sociedade, representada por cada um de nós, advogado e advogada.”

A presidente do Conselho Jovem da OAB/DF, Gabriela Freire, celebrou a aprovação do reajuste. “Atualizar os valores é uma grande conquista para aqueles que estão começando a carreira e precisam ter sua valorização profissional. A Seccional do Distrito Federal demonstra sempre resguardar e respeitar os direitos dos advogados iniciantes. É com grande honra que cumpro o mister de representar e pleitear em prol da Jovem Advocacia do Distrito Federal, além de ser grata por fazer parte desse sistema na vida dos jovens advogados do DF com uma OAB atuante e que promove meios para sempre buscar melhorias, como a aprovação do reajuste do piso salarial.

Lucas Kauffmann salientou em seu voto que a aprovação do reajuste é convergente com postura da Seccional de valorizar a advocacia iniciante. “Revela que a OAB/DF segue forte no propósito de promoção do crescimento dos jovens advogados, na medida em que conferiram a mim, jovem advogado, a responsabilidade de falar pela jovem advocacia, o que demonstra, sem qualquer dúvida, que estamos cumprindo a promessa de apoio e ampla participação de jovens advogados nas decisões tomadas pela Seccional do Distrito Federal.”


Jornalismo OAB/DF