Artigo: “Pandemia: precisamos de soluções agregadoras”, Eric Gustavo (Expresso 61)

Hoje (7), o site Expresso 61 publica artigo de presidente da Subseção de Águas Claras da OAB/DF, Eric Gustavo. Confira na íntegra aqui ou a seguir a reprodução do conteúdo.

https://expresso61.com.br/2021/04/07/pandemia-precisamos-de-solucoes-agregadoras/embed/#?secret=R4PX6Koohe

Diante da atual pandemia, infelizmente, no Brasil, o que temos observado é uma verdadeira guerra política e a disputa entre os governantes.

Ao invés de se unirem na busca de medidas realmente efetivas para o combate do coronavírus e o tratamento adequado com a disponibilização rápida de vacinas, aparentemente buscam, tão somente, assegurar o direito de uma minoria privilegiada.

É estranho pensarmos que temos que decidir entre morrer do vírus ou de fome. São realidades diversas que nos trazem preocupação.

Temos muitos colegas de profissão passando por dificuldades. Vários já tiveram que “fechar as portas” dos seus escritórios, assim como diversos empresários e empreendedores de outros segmentos.

Não podemos e não iremos ficar de braços cruzados. A OAB e a advocacia como um todo cumprem o papel de representação da sociedade civil e pressionam os poderes a comprarem vacinas.

A OAB/DF propôs e foi aprovado pelo Conselho Pleno da OAB, por unanimidade, a apresentação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), perante o Supremo Tribunal Federal (STF), para exigir que o governo federal compre vacinas contra a Covid-19.

Além disso, a OAB/DF colocou à disposição das autoridades sanitárias as instalações da CAADF para apoiar a vacinação.

Nos reinventamos todos os dias na busca pela sobrevivência em meio ao caos instalado em nossa sociedade.

Aprendemos a trabalhar remotamente, transformamos a casa da advocacia e desburocratizamos processos. Apoiamos a advocacia em suas prerrogativas enquanto as portas dos tribunais se mantiveram fechadas. Fizemos e estamos fazendo o impossível.

Sabemos que, mesmo com todos os nossos esforços e comum trabalho recorde de assistência à advocacia, ainda não é possível produzir conforto e segurança para todos, mas não congelamos e não paramos de criar soluções.

A advocacia é serviço essencial e ajudamos nossos governantes a perceberem isso, permitindo nosso caminho na defesa do Estado democrático de Direito.

Aos profissionais de saúde, bombeiros, policiais e demais agentes da linha de frente, faço questão de registrar nosso máximo respeito, também, e um agradecimento infinito.

Aos que concentram poder e ainda se perdem nas discussões, rogo um posicionamento focado ao bem-estar da sociedade que sofre, seja em razão do coronavírus e suas variantes, bem como na fome e a dificuldade financeira que assola a população.

E que parem com urgência essa movimentação de privilegiados e políticos que buscam, além de seus salários robustos, o reembolso de plano de saúde e demais regalias (por exemplo).

Sem falar nos bancos, que seguem batendo recordes de lucros e emprestando mais do que antes, enquanto o restante da população busca o mínimo para manter suas famílias vivas e são obrigadas a ficar em casa, muitas sem ter o que comer.

Devemos convidar os servidores públicos, políticos e banqueiros para sentar conosco criando soluções agregadoras, das pequenas às grandes, até que juntos possamos sair do tema pandemia.

* Eric Gustavo é Presidente da OAB/DF Subseção Águas Claras

Fonte: Expresso 61


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: