Autonomia, prestação de contas e transparência: OAB/DF promove 1º encontro de tesoureiros

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), representada pelo diretor-tesoureiro Rafael Martins e pelo diretor-administrativo Gustavo Farias, realizou nesta quinta-feira (9/3) o primeiro encontro do triênio 2022-2024 com tesoureiros de subseções. O intuito foi dar boas-vindas aos novos tesoureiros e tesoureiras, sanar dúvidas e pontuar os pilares da gestão, que são firmados na autonomia das subseções, na adequada e responsável condução dos recursos e na transparência dos gastos. Rafael Martins explicou que a reunião será bimestral e tem o importante papel de colaborar para uma boa gestão.

“Traçar diretrizes e caminhar por elas é fundamental. A reunião periódica do Colégio de Tesoureiros será importante para aprofundar a troca de experiências tendo em vista que temos muitos tesoureiros exercendo o cargo pela primeira vez. Também buscamos com o encontro demonstrar o apoio que a Seccional oferece acerca dos trâmites burocráticos e, acima de tudo, como meta, garantir e ampliar a autonomia das subseções.”

O diretor-tesoureiro da OAB/DF reforçou, ainda, que o repasse do duodécimo, criado na gestão anterior do presidente Délio Lins e Silva Jr. (2019/2021), é destinado para que as respectivas subseções possam realizar de forma autônoma ações relevantes à advocacia de cada região. Na ocasião, relembrou que o orçamento da OAB/DF é um só, mas as subseções não dependem de um trâmite processual e de uma decisão da Seccional para resolver situações do cotidiano, como a execução de pequenos reparos, a compra de um material de emergência ou mesmo a realização de eventos.

Após abordar a autonomia das subseções e sanar as dúvidas dos novos integrantes, Rafael Martins deu sequência na pauta do encontro frisando a responsabilidade. “É importante ser criterioso e apresentar as notas fiscais nas prestações de contas. Cada subseção tem autonomia para determinar como os valores serão gastos, mas é preciso lembrar que todos os gastos devem ter transparência. Anteriormente, os gastos das subseções relacionados ao duodécimo não eram discriminados no Portal da Transparência, mas em breve serão para que a advocacia possa saber, detalhadamente, o que os seus gestores estão fazendo com o patrimônio da advocacia”, destacou.

O valor repassado a cada subseção foi calculado a partir de critérios como número de inscritos, salas e atividades desenvolvidas. O recurso estará disponível sempre no dia 10 de cada mês, cabendo às subseções prestarem contas até o dia 5 do mês subsequente.

O diretor-administrativo Gustavo Farias comentou que serão disponibilizados aos tesoureiros o modelo e o manual de prestação de contas, e se colocou à disposição para sanar eventuais dúvidas e auxiliar no que precisarem.

Para fortalecer o grupo de novos tesoureiros, Rafael Martins indicou e o Colégio de Tesoureiros aprovou os dois integrantes mais experientes para coordenar o grupo: Neiva Esser, tesoureira da Subseção de Planaltina e Alexandre Mendes, tesoureiro da Subseção de Águas Claras.


Texto: Esther Caldas
Fotos: Valter Zica
Comunicação OAB/DF – Jornalismo