Caputo parabeniza vencedor da IV Edição do Prêmio Evandro Lins e Silva

Brasília, 10/11/2011 – O Conselho Federal da OAB divulgou na quarta-feira (09/11) o autor do trabalho vencedor da IV Edição do Prêmio Evandro Lins e Silva. Daniel Cavalcante Silva, inscrito na OAB/DF, é natural de Campina Grande (PB) e reside em Brasília há 11 anos. É mestre em Direito e Políticas Públicas, especialista e professor de Direito Tributário, com várias publicações nacionais e internacionais e sócio de Covac Sociedade de Advogados.

“A vitória do doutor Daniel demonstra a qualificação do quadro da OAB do Distrito Federal, que é formado por advogados ilustres com a preocupação constante de aprimoramento intelectual e técnico. Nossa alegria de ver um colega recebendo um prêmio de tamanha importância nos enche de orgulho e engrandece a nossa casa”, parabeniza Caputo.

Daniel conquistou o prêmio com “Cadernos do Sacerdócio da Advocacia: Apontamentos sobre a Defesa das Liberdades, Democracia e Ética”. Segundo ele, “trata-se de uma reflexão em torno da atividade do advogado e de direitos que circundam a profissão, os quais são considerados como dogmas imanentes da própria função do advogado. O trabalho apresenta fundamentos da advocacia que não estejam sujeitos às constantes mudanças sociais, se assemelhando àquilo que em um sacerdócio se chamaria de dogma”.

O estudo propõe uma teoria chamada “O Direito do Advogado em 3D”, pressupondo que o advogado possui três direitos indissociáveis da sua própria existência: o direito à dialética, de discordar e de defender. “Com base nesses pressupostos, o estudo desenvolve apontamentos em defesa das liberdades, democracia e ética, apresentando, ao final, reflexões sobre o sacerdócio da advocacia e os novos ideais que permeiam a profissão”, explica o autor.

Sobre o período de desenvolvimento do tema, o advogado afirma ter sido bastante especial, pois coincidiu exatamente com o nascimento de seu filho, e que as noites acordadas serviram de inspiração e transpiração. Daniel diz que ver o trabalho reconhecido é indescritível, pois foi fruto de longas reflexões em torno das experiências vividas no dia a dia da advocacia.

A premiação acontecerá na XXI Conferência Nacional dos Advogados, a se realizar de 20 a 24 de novembro, em Curitiba (PR).

Reportagem – Priscila Gonçalves
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: