Ciências Criminais: OAB/DF, ESA e IBCCRIM assinam convênio

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e sua Escola Superior de Advocacia (ESA) assinaram, na última quinta-feira (09/03), convênio com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) com o objetivo de promover intercâmbio e cooperação técnico-científica para difusão das Ciências Criminais.

Na ocasião, também foi assinado um termo aditivo que estabelece o plano de trabalho para o Laboratório de Ciências Criminais. Será ofertado um curso de formação destinado a estudantes das faculdades de Direito e demais cursos em ciências humanas e sociais, por meio de aulas expositivas e interativas. Um dos objetivos é levar aos participantes conteúdos de pesquisas e dados que permitam uma avaliação da sociedade e do contexto político, além de informações acerca da construção histórica que constituem temas de ciências criminais e direitos humanos.

Participaram do convênio Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB/DF; Renato Stanziola Vieira, presidente do IBCCRIM; Rafael Oliveira, diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB/DF; Maria Victoria Hernandez Lerner, coordenadora distrital do IBCCRIM e Marcio Palma, coordenador adjunto distrital do IBCCRIM e coordenador do Laboratório DF e TO.

O presidente da OAB/DF ressaltou a qualidade do convênio. “Estamos muito felizes com essa parceria e a expectativa é das melhores. O IBCCRIM vem para somar, elevando, ainda mais, o nível do nosso ensino.”

Rafael Oliveira elogiou a parceria e endossou a preocupação em oferecer o melhor. “A nossa intenção é melhorar cada vez mais as opções de cursos e aprimorar o ensino para advocacia em geral. O IBCCRIM é muito reconhecido no Brasil e em todas as áreas do direito. É uma parceria muito importante.”

Para Renato Stanziola Vieira, presidente do IBCCrim, a assinatura do convênio com a OAB/DF é um passo importante para a aproximação das instituições e para fortalecer os estudos e incidências nas ciências criminais do Brasil. “Esse convênio gerará frutos e atitudes conjuntas perante órgãos e tribunais, além de novos movimentos, estudos e projetos de lei. Estou muito feliz com essa parceria.”

Marcio Palma afirmou “que a celebração do convênio é mais uma demonstração da importância conferida às ciências criminais pela OAB/DF. Por sua vez, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, reconhecido nacional e internacionalmente por sua produção científica, passa a contar com a estrutura e apoio da Escola Superior de Advocacia, viabilizando assim aos graduandos do Distrito Federal uma extensão acadêmica crítica, além do desenvolvimento e disseminação das Ciências Criminais”.

Maria Victoria Hernandez destacou a relevância e o reconhecimento do IBCCRIM. “A nossa coordenação do DF está feliz em fazer o convênio com a ESA e OAB/DF. Essa aliança promete muitos projetos para esse ano e ano que vem, no aprofundamento das ciências criminais, que conta com uma grande qualidade técnica do IBCCRIM. Acreditamos que será uma parceria profícua.”

Foto: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF – Jornalismo