Aberto o campeonato Alifa de Futebol em Brasília

Na manhã desta segunda-feira (2/9), teve início o IV Campeonato da Associação Liga de Futebol dos Advogados e Advogadas do Brasil (Alifa), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A competição conta com a participação de mais de 2 mil profissionais do Direito, que trocam algumas horas nos tribunais ou escritórios pelo campo de futebol. Ao longo de uma semana, entre esta segunda-feira (2/9) e sábado (7/9), times de todo o país disputarão os jogos em diversas partes do DF. O futebol feminino e masculino da sede dos jogos marcaram presença no primeiro dia de campeonato.

O duelo inaugural foi entre OAB/DF e OAB/SP, que jogaram pela categoria Master Campo 11. A partida começou às 8h30, no Mané Garrincha, após a solenidade de abertura do campeonato, e o presidente da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Délio Lins e Silva Junior, deu o pontapé inicial.

“É uma alegria grande para Brasília e para o DF receber este campeonato aqui. Desejo boa sorte aos times”, disse ele, desejando em seguida boa sorte aos times. “Boa sorte ao OAB/SP, mas nem tanto hoje”, brincou ao se referir à partida que seria contra o time brasiliense.

O jogo começou acirrado entre os dois times. Ambos tiveram chances de abrir o placar. Porém, o jogo terminou em zero a zero, diferentemente da mesma disputa da edição do ano passado, em que o OAB/SP levou a melhor na final.

Mulheres no futebol
Ao longo da manhã, mais de 30 jogos ocorreram em 12 locais do DF simultaneamente. Entre as partidas há também jogos femininos, a categoria Feminina Society Fut7. O time OAB/DF feminino iniciou o campeonato em partida contra o OAB/SC. Ao contrário do futebol masculino, em que o jogo terminou em zero a zero, o brasiliense ganhou de 3×1 em partida emocionante e com muita torcida. Quem abriu o placar foi o time catarinense, mas as meninas da seccional DF viraram o jogo e levaram a melhor.

Já o jogo feminino da OAB/MT e OAB/RJ foi bem equilibrado e com poucas chances de gols. No segundo tempo, em uma falta de meio campo, a jogadora Karen do Mato Grosso, pôde abrir o placar, que terminou em 1×0 contra o time carioca.

Troca de experiências
A Alifa foi criada em 2016 por um grupo de 12 advogados. Cerca de 500 atletas participaram da primeira competição, ocorrida naquele ano, em Goiânia, com três categorias. No ano passado, o número de atletas chegou a quase 1,4 mil em cinco categorias, quando a OAB/DF saiu vice-campeã nas categorias Master Campo 11 Oficial e Feminina Society Fut7. Este ano, são aproximadamente 2,1 mil inscritos. Em 2020, o V Campeonato da Alifa acontecerá no Rio de Janeiro, de 9 a 15 de outubro. Saiba mais aqui sobre o campeonato.

Confira os resultados do período da manhã do primeiro dia do Campeonato Alifa:

Masculino:
OAB/DF x OAB/SP: 0x0
OAB/SP-B x OAB/SC: 2×1
OAB/GO x OAB/PR: 2×0

Feminino:
OAB/PI x OAB/PA: 0x1
OAB/MT x OAB/RJ: 1×0
OAB/DF x OAB/SC: 3×1

Os resultados e todos os jogos podem ser acompanhados pelo aplicativo da Alifa 2019, que pode ser baixado gratuitamente para aparelhos Android e iOS. Outras informações estão disponíveis no site www.alifabrasil.com.br.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa com informações da Solos Comunicações (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)

Fotos: Valter Zica