De bacharéis a advogados: OAB/DF recebe 83 novos profissionais

Ao lado de familiares, 83 bacharéis lotaram o auditório da OAB/DF, na tarde desta segunda-feira (2/12), para receber a carteira da Ordem. Recepcionados pela diretoria, representantes de comissões, subseções e da Caixa de Assistência da Seccional, os novatos firmaram o compromisso de “exercer a advocacia com dignidade e independência, observarem a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defenderem a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

João Luis Correia Pereira Sousa representou os novos profissionais na tribuna. “Sinto-me extremamente honrado pelo convite”, disse. João Luis destacou em seu discurso as dificuldades naturais do curso de Direito. “Não foi fácil para nenhum de nós, mas estamos aqui porque não desistimos. Este momento é o início de uma linda e brilhante carreira”.

O jovem afirmou que o exercício da advocacia passa por grandes mudanças, principalmente em razão do avanço tecnológico. “Este momento é de oportunidade para desbravarmos novos campos, formar novas teses, defender novos embasamentos”, disse, destacando a importância da ampla defesa do contraditório. “É essa brilhante e amável profissão que usaremos para nosso sustento e de nossos familiares. Que seja, portanto, sob o manto da honestidade e da ética, ciente da responsabilidade do nosso papel na sociedade e para a manutenção da justiça. Não há dúvida de que desta sala sairão grandes advogados, homens e mulheres, impulsionados por nobres sentimentos”.

“Somos ponte”
Paraninfa da turma, a vice-presidente da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante e integrante do Tribunal de Ética da OAB/DF, Amanda Cristina Marques Monteiro, deu as boas vindas aos novatos. “Hoje é um dia especial para todos nós. Para vocês é o ultimo dia como bacharéis, para a família um motivo de orgulho e dever cumprido e para nós da OAB/DF uma alegria por recebê-los como novos amigos e parentes. Por quê não? Esta agora é a nova casa de vocês”, disse.

Aos jovens profissionais, Amanda deixou mensagens de otimismo. “O mercado não está saturado, apesar do número de bacharéis que todos os anos saem das faculdades. Se o advogado é indispensável à administração da justiça e a nossa profissão é constitucional, não podemos falar em saturação”, disse a advogada, que comparou o advogado e a advogada a um personagem da Marvel. “Somos ponte. Se revistam desta capa: indispensável, essencial, digno de confiança”, afirmou.

Amanda não vê desvantagem em ser jovem. “Ser iniciante é difícil pela idade e falta de experiência, mas há nisso também uma vantagem, que é o desejo pela descoberta, pelo novo, por aquilo que ainda não foi atingido. Se olharmos apenas para os lugares onde o sol bate, de fato vamos ver a escassez, mas o jovem advogado é este desbravador”, comentou. “Tragam novas ideias, novos nichos e você verá que terá um largo reino para explorar”, convocou, terminando seu discurso com um conselho: “Se está com medo, vai com medo mesmo. Vocês já são vitoriosos”.

Entre os novos advogados e advogadas presentes na plateia estava Sila Roberto Coelho, de 59 anos, e seu filho, Silva Roberto dos Santos Coelho, os dois recebendo a carteira da OAB. “Estou muito feliz”, declarou ele, que se formou em 1991 pela Faculdade de Direito de Anápolis, mas, por ser militar da reserva, só pode tirar a carteira agora. “Nunca imaginei que eu pegaria minha carteira no mesmo dia que meu pai. O sentimento é de gratidão”, contou o filho, que se formou em 2017. A irmã, Ana Carolina, também está aguardando a carteira da Ordem.

O presidente da subseção do Gama e de Santa Maria, Amaury Santos de Andrade, apresentou aos novatos informações sobre a infraestrutura e os serviços da Ordem nas regiões administrativas. O vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal, Mauro Junior Pires, falou sobre os benefícios oferecidos à advocacia. Cíntia Cecílio, presidente da Comissão de Diversidade Sexual, convidou os novatos a participarem dos trabalhos da Ordem. O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, falou sobre alguns dos desafios da jovem advocacia e apresentou rapidamente os projetos oferecidos pela Seccional para orientar e apoiar a advocacia iniciante.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Ana Lúcia Moura
Fotos: Valter Zica