Advogado, doe sangue. Salve vidas.

Brasília, 3/8/2016 – Em comemoração pelo mês do advogado, a Seccional, por meio da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, promove a semana de doação de sangue da OAB/DF. Com o slogan, “Quem se importa, doa”, a Seccional pretende mobilizar , de 8 a 12 de agosto, advogados de todo o Distrito Federal para doação na Fundação Hemocentro de Brasília (SMHN 3, conjunto A, bloco 3 – Asa Norte), de 7h às 18h. Nos dias 10 e 12/8 o hemocentro funcionará de 7h às 12h.

Para facilitar a locomoção dos advogado e advogadas, a OAB preparou transporte exclusivo saindo do terminal das vans, no Ginásio Nilson Nelson, entre 8h e 9h e 12h e 14h.

Juliano Costa Couto, presidente da entidade, convidou os advogados a praticar esse ato de humanidade. “Convido aqueles que puderem doar para se juntar a nós na próxima semana. Somos mais de 36 mil advogados ativos, pensem em quantas vidas podemos ajudar a salvar se a doação se tornar rotina”.

Para o idealizador da campanha e presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Tiago Santana, “agosto é o mês dos advogados, mas além de realizar nossas atividades comemorativas, também queremos ajudar o próximo. Para isso, a Comissão teve a ideia de mobilizar a advocacia do DF a fazer doações de sangue para o Hemocentro de Brasília. Como já é dito na campanha, quem se importa, doa”.

O agendamento é opcional, mas para interessados é possível fazê-lo pelo telefone (61) 3327-4458.

Veja, abaixo, orientações do Hemocentro sobre a doação:

Condições Para Doação – Requisitos

Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hemocentro);

– Estar alimentado (Clique aqui e verifique alimentação necessária),

– Não estar em uso de medicamentos;

– Ter entre 16 a 69 anos de idade (16 e 17 anos, mediante consentimento formal do responsável legal. Clique aqui e verifique o formulário de Autorização)

– Pesar acima de 50 quilos (descontar o vestuário);

– Apresentar documento oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Os documentos aceitos são: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Em caso de cópias de documentos, estes deverão estar autenticados em cartório. Não serão aceitos crachás funcionais e carteiras estudantis;

– Ter dormido pelo menos 06 horas, com qualidade, na noite anterior à doação,

– Não praticar exercícios físicos nas 12 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

– Não ter se submetido à endoscopia há 6 meses;

– Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses;

– Evitar fumar 02 horas antes da doação.

O candidato à doação deve ser sincero ao responder as perguntas que lhes são feitas, não omitindo informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF