Advogado Magela Carvalho recebe o Título de Cidadão Honorário

A Câmara Legislativa realizou sessão solene, na segunda-feira (2), para entrega do Título de Cidadão Honorário de Brasília ao advogado e servidor público aposentando Magela Carvalho Rodrigues. A sessão foi uma iniciativa do deputado distrital Cristiano Araújo.

Em seu discurso, o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, disse que a Ordem deve muito a Magela, que criou o Clube dos Advogados e a Corrida dos Advogados, evento tradicional na cidade. “Participar da homenagem da concessão do título de cidadão honorário de Magela Carvalho foi uma honra. Um homem de bem que só faz amigos por onde passa, exemplo de lhaneza, simpatia e lealdade. A Ordem deve muito ao colega Magela Carvalho”.

O conselheiro Seccional e filho do advogado homenageado, Igor Carvalho, disse que se sentiu honrado por poder prestigiar esta conquista. “Achei justo e conveniente a outorga do título cidadão honorário, tendo em vista os relevantes serviços prestados à advocacia brasiliense e à sociedade civil. Me sinto muito orgulhoso.”

O conselheiro da OAB Federal, Severino Cajazeiras, parabenizou a iniciativa da Câmara Legislativa em ofertar este título e ao amigo advogado por receber essa homenagem. “Esta é uma das mais justas homenagens que se faz a um cidadão. O Magela tem uma atuação muito marcante em tudo que ele faz na vida. Foi merecido. Tenho orgulho de dizer que o Magela hoje divide comigo também o título de cidadão honorário de brasília.”

O membro vitalício da OAB/DF, Esdras Dantas, saudou a Câmara Legislativa e o deputado Cristiano Araujo por proporem este título ao advogado. “Foi uma merecida homenagem por se tratar de um advogado bastante conhecido, respeitado, com relevante serviços prestados aos advogados do Distrito Federal. Fiquei muito feliz em participar da homenagem.”

Compuseram a mesa da solenidade o deputado Cristiano Araújo; o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto; o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Raimundo Carreiro; os ex-presidentes da Seccional, Esdras Dantas, Luiz Felipe Coelho e Amauri Serralvo.

Prestigiaram o evento a vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira; os conselheiros federais Felix Palazzo e Severino Cajazeiras; o defensor público-geral Ricardo Batista Sousa; o vice-presidente do Clube dos Advogados, Silvestre Rodrigues da Silva; os advogados Wilfrido Marques, Marilane Ribeiro, Paulo de Castro, Danilo Bonfim, Ulyses Borges, Any Avila, Guto Rollemberg, João Erismá; o vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Vinicius Fonseca; a integrante da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Anna Carolina Dantas.

Familiares de Magela também estiveram presentes, Mariana, Camila, Vitor, Igor, João Vitor e Thays.

Biografia 

Magela Carvalho nasceu em Pesqueira (PE), em 1957 e aos 3 anos de idade, em 1960, veio para Brasília com a família, quando o pai dele, Antonio Saraiva Rodrigues, foi transferido da Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro para a nova capital recém-inaugurada.

Ele conta que logo que aqui chegou foi morar na 410 Sul, em um apartamento funcional da Câmara dos Deputados, mas seu pai não quis continuar morando no local e devolveu o imóvel. A família mudou-se para uma casa no Cruzeiro Velho, onde ele passou a infância e tomou gosto pelo esporte. Diz, com orgulho, que estudou em escola pública, fez o ensino médio no Colégio Pré-Universitário de Brasília e concluiu o curso de Direito no Ceub, em 1983. Possui pós-graduação em Direito Público e Direito Penal.

Começou a trabalhar aos 14 anos como mensageiro na Comissão de Comunicações da Câmara dos Deputados. Trabalhou também na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e no Ministério dos Transportes, até ingressar no Senado, onde foi servidor, atuando em diversos gabinetes parlamentares, durante mais de 30 anos, até se aposentar em 2015.

Magela Carvalho tem uma atuação ativa também nos quadros da OAB/DF, onde ocupou diversos cargos ao longo de sua vida profissional. Como conselheiro da Ordem, relatou vários processos disciplinares contra advogados e, como advogado militante, sempre buscou atuar em defesa dos mais necessitados, inclusive, ajuizou ação popular em favor da cidade e da população.

Atualmente é diretor da Associação Brasileira de Advogados (ABA). É fundador e foi o primeiro presidente do Clube dos Advogados do Distrito Federal, onde deixou um amplo legado, como a criação da 1ª corrida dos advogados, em 1991, e da festa junina da categoria, além de diversas atividades esportivas e de lazer, que contribuíram para a construção da sede do clube, em 1997.

Com informações da CLDF