Carreiras OAB/DF: iniciadas aulas do programa de residência jurídica

Os 50 alunos selecionados para o programa de residência jurídica organizado pelo Carreiras OAB/DF tiveram a primeira aula nesta segunda-feira (14/10), no auditório do 4o andar da sede da Seccional.

O conteúdo programático começou com a disciplina de português jurídico, para a qual haverá cinco aulas. “Este é um conhecimento importantíssimo, é onde causamos a primeira impressão ao juiz”, disse aos alunos Cristiane Damasceno, vice-presidente da Seccional e idealizadora, junto com a conselheira federal Raquel Cândido, do Carreiras OAB/DF. Criado para apoiar a advocacia jovem e iniciante, o programa inclui orientação para a carreira jurídica, palestras com profissionais renomados, mentoria e networking. “Trabalhamos para oferecer o melhor a vocês neste momento”, completou Raquel Cândido.

A residência é voltada para advogados e advogadas com inscrição na OAB/DF de até cinco anos. Ao todo, serão 340 horas de aula divididas em duas etapas. Na primeira, de 140 horas, haverá uma abordagem teórica de matérias extracurriculares. Na segunda, com 200 horas, os participantes farão uma imersão em escritórios de advocacia conveniados. Os advogadas e advogadas dos escritórios funcionarão como mentores dos iniciantes. Vinte e cinco sociedades estão conveniadas para o aprimoramento da prática.

Os participantes da residência jurídica foram selecionados por meio de uma por prova objetiva de múltipla escolha sobre o Estatuto, o Código de Ética e Disciplina e o Regulamento Geral da Ordem dos Advogados do Brasil. Os dois primeiros colocados na seleção receberam bolsas integrais.