Conselho Jovem lança campanha de valorização da advocacia

 

A Seccional do Distrito Federal defende e trabalha em defesa das prerrogativas profissionais. Ciente de sua missão para com a advocacia e com a sociedade, o Conselho Jovem da Seccional veio até a OAB/DF, na tarde de segunda-feira (19), para apresentar uma proposta de continuidade da campanha de valorização da advocacia.

Ao conversarem com o presidente, Juliano Costa Couto, os conselheiros apresentaram a campanha, que foi acolhida pela Seccional e será lançada em breve. O principal objetivo é mostrar que o advogado é essencial à Justiça e à boa aplicação das leis.

Segundo Marcela Furst Signori Prado, secretária-geral adjunta do Conselho, a ideia principal é demonstrar que o advogado atua em defesa dos cidadãos. “Queremos que a sociedade se sinta segura em buscar um advogado caso ela tenha algum problema, seja na questão contratual, administrativa, trabalhista, enfim. Queremos respaldar os cidadãos”, esclareceu.

Para Ricardo Sakamoto, conselheiro jovem, a atuação do jurista possibilita a melhor solução dos conflitos jurídicos. “O projeto apresentado buscará a conscientização da relevância do papel do advogado para a sociedade”, destacou. Régis Teles, membro do Conselho, concordou com este posicionamento e acrescentou que a conscientização da sociedade da necessidade do advogado aumentará a procura pelos juristas no DF, logo as ofertas de trabalho também crescerão.

Costa Couto aprovou a iniciativa do Conselho Jovem. Para ele, projetos como este demonstram o interesse dos jovens conselheiros que, ao perceberem que o início de carreira não é fácil, trabalham em busca de soluções para melhorar o exercício da profissão. “A advocacia deve ser valorizada e reconhecida. Somente pelo intermédio de um advogado é possível se fazer justiça. Estamos juntos nessa luta”, enfatizou o presidente.

Valorização do piso do advogado privado
Durante a reunião, Camilo Noleto, presidente do Conselho Jovem, apresentou denúncia sobre uma oferta de vaga para analista jurídico de uma empresa. Ocorre que a referida vaga, oferecida exclusivamente para advogado inscrito na OAB/DF, oferece o salário abaixo do piso do advogado. A Seccional já oficiou a empresa para que ela cumpra os parâmetros estipulados na Lei Distrital n. 5.368/2014 e acompanhará de perto o caso.

Também participaram da reunião o diretor tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves; o conselheiro Seccional Fernando Assis; o ex-conselheiro da OAB/DF e membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Carlos Aureliano Motta.