Defesa do direito do jurisdicionado é destaque em entrega de carteiras

Em solenidade de entrega de carteiras, na manhã desta segunda-feira (8), o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, destacou que os novos advogados devem pautar suas ações por princípios éticos. “Advocacia não é fácil, mas é magnífica. Não há atalhos na advocacia. Sucesso é dormir bem, com a certeza de que praticou naquele dia atos conforme seus valores e que ajudaram a produzir a justiça”.

O paraninfo da turma, o vice-presidente da OAB nacional, Luís Cláudio da Silva Chaves, listou cinco atributos que ele considera essenciais para o exercício da advocacia. O primeiro, segundo ele, é a ética profissional, pois sem ela o advogado efetivamente não representará bem o seu cliente. Já em segundo, Chaves listou o ensino jurídico e, em terceiro, a prerrogativa profissional, pois ela não é um direito de classe e sim uma condição essencial para exercer o mister em favor do cliente.

Em quarto, Luis Cláudio enfatizou a “fé inabalável na justiça, uma vez que nós temos que acreditar na nossa força de trabalho, pois ele é indispensável à administração da justiça”. Por fim, o vice-presidente do CFOAB apontou como o quinto ponto “o compromisso com a cidadania, pois a elevação da nossa profissão à uma atividade Constitucional nos traz a responsabilidade de lutar com seriedade pelo direito de alguém”.

A oradora da turma, Sônia de Souza Vidal, destacou que os novos advogados foram vocacionados a defender o Direito, mas é importante lembrar que “aquilo que um dia nos foi dado por vocação a partir de agora é posto a serviço da sociedade”, disse. “É com ética, respeito, trabalho e compromisso com a justiça que daremos respostas a uma sociedade onde a injustiça grita cotidianamente, como nos revelam todos os dias inúmeros exemplos”, completou a oradora Sônia Vidal.

Compuseram a mesa da solenidade o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto; a vice-presidente, Daniela Teixeira, o secretário-geral Jacques Veloso; o secretário-geral adjunto Cleber Lopes; o diretor da OAB nacional, Ibaneis Rocha; o paraninfo Luis Cláudio da Silva Chaves; o presidente da CAA/DF, Ricardo Peres; o presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Sebastião Duque; a secretária-geral da Subseção de Samambaia, Joana D’arc de Jesus Soares dos Santos; a vice-presidente da Subseção de Taguatinga, Andressa Pelissari; os conselheiros Camilo Noleto, Hellen Falcão e Ildecer Amorim, além do presidente da Comissão de Ensino Jurídico da Subseção do Núcleo Bandeirante, Rafael Delbons e do presidente da Comissão de Comunicação e Eventos da Subseção de Taguatinga, Francisco Wellington.


A OAB/DF recebeu, ainda, a visita dos presidentes de diversas Seccionais, são eles: Marcos Aurélio Choy (OAB/AM); Marcelo Mota (OAB/CE); Paulo Antonio Maia e Silva (OAB/PB); Francisco Lucas (OAB/PI); Paulo Coutinho (OAB/RN); Marcos da Costa (OAB/SP) e Walter Ohofugi (OAB/TO);

 

Confira a galeria de fotos do evento.