Diretoria estabelece modelo de trabalho para as comissões da OAB/DF

Em uma iniciativa inovadora, a diretoria da OAB/DF lançou, na última quarta-feira (30/01), o projeto OAB 360º, que, entre outros objetivos, vai monitorar o andamento e a produtividade das comissões, conferindo maior eficiência e transparência ao trabalho exercido por elas.  A medida é uma demanda do presidente Délio Lins e Silva Junior e da vice-presidente Cristiane Damasceno para dar maior transparência, além de prestar contas do trabalho exercido pela Ordem, sobretudo pelas comissões. O ato foi formalizado com a publicação da Portaria OAB/DF n. 67/2019.

A coordenadora das Comissões e secretária-geral adjunta da OAB/DF, Andréa Sabóia, conduziu a reunião e explicou a sistemática de trabalho aos diretores presentes. “O projeto se chama 360 porque vai integrar todas as comissões. Vai criar rotinas e padrões de procedimentos capazes de manter o armazenamento de dados, controle, frequência e eficiência das reuniões”, disse.

Outro objetivo do projeto é garantir que todas a comissões funcionem efetivamente. “Com esse projeto, evitaremos que comissões fiquem inativas. Ano passado a Comissão de Direitos Humanos não se reuniu nem uma vez. Situações como essa não acontecerão mais”, aponta Andréia Sabóia.  “Essa é uma inovação da nossa gestão. Até o momento não havia nenhum tipo de acompanhamento do trabalho das comissões, o que não condiz com os padrões de gestão da atual direção da Ordem”, completou.

Durante a reunião, a coordenadora apresentou o Grupo de Monitoramento do Projeto OAB 360º, que funcionará em duas frentes: Controle e Comunicação. “Os dois grupos vão conferir integração, inclusão, unicidade e transparência ao trabalho das comissões”, considerou.

A reunião com os diretores das comissões para acompanhamento dos relatórios, atas e seminários será bimestral. Todas as informações e documentos serão disponibilizados no site da OAB/DF para que a comunidade jurídica entenda o escopo de cada comissão e acompanhe também as atividades e os temas debatidos pela Ordem.