“Nós, advogados, precisamos nos reinventar” – Marcelo Leal

“Estamos no mundo da velocidade das informações. Isso transforma o mundo e, consequentemente, transforma o Direito”, disse o paraninfo, advogado Marcelo Leal, durante seu discurso na solenidade de entrega das carteiras a 57 novos advogados, na manhã desta sexta-feira (29), na sede da Seccional, em Brasília. Na ocasião, Leal citou dezenas de profissões que tendem a desaparecer em virtude dos avanços tecnológicos, dentre elas a advocacia. “Nós vivemos tempos modernos e precisamos nos preparar para ele. Isso é desafiador. Nós, advogados, precisamos nos reinventar”.

Leal instigou os novos advogados a enfrentarem os desafios da pós-modernidade com sabedoria, disciplina e serenidade. “Antigamente, passávamos dias atrás de uma jurisprudência que se aplicasse ao caso concreto. Hoje basta inserirmos palavras-chave no computador e, em segundos, temos centenas de jurisprudências. Hoje temos jurisprudência estatística. Isso é evoluir na profissão”, alertou.

Taísa Oliveira da Silva Gomes, oradora da turma, falou sobre as dificuldades que serão enfrentadas pelos novos advogados. “É notório que o atual cenário jurídico brasileiro se caracteriza por uma significativa crise. Contudo, apesar das dificuldades, é válido lembrar o quão gratificante é o exercício dessa nobre profissão, quando pautada em princípios e valores fundamentais como a ética, a honestidade, o conhecimento”, afirmou.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, parabenizou os novos advogados que, a partir de agora, começam uma nova etapa de suas vidas. “Estejam cientes, desde já, de que suas responsabilidades são bem maiores. Sejam engajados com suas causas, com seus clientes. A advocacia está evoluindo e rápido. Precisamos estar preparados. Com os avanços da tecnologia não teremos surpresos, teremos surpreendidos”, ponderou. “Os poderes Executivo e Legislativo representam a maioria, pois foram eleitos, representam o povo. O Poder Judiciário, por sua vez, é a salvaguarda, representa as minorias. Nós, advogados, lutamos para vencer as injustiças. Temos que ser corajosos”, acrescentou.

Além do presidente da Seccional, compuseram a mesa o diretor-tesoureiro, Antônio Além do presidente da Seccional, compuseram a mesa o diretor-tesoureiro, Antônio Alves Filho; os conselheiros Seccionais Ildecer Amorim, Cristiano de Freitas Fernandes, Fernando de Assis Bontempo e José Gomes; o presidente da Subseção de Ceilândia, Edmilson Francisco de Menezes; o diretor-tesoureiro da Subseção do Núcleo Bandeirante, Gilberto Tiago Nogueira; a secretária-geral da Subseção de Samambaia, Joana D’Arc Carvalho Alves Porto; o diretor social do Instituto Brasileiro de Direito de Família do DF e membro da Comissão de Direito das Famílias da OAB/DF, Leonardo Carvalho; o ex-conselheiro da Seccional Jorge Andrade; e o defensor público federal Cléber Vinícius.