OAB/DF briga pela manutenção do Drive Thru da 513 norte

Em reunião com o diretor do Foro Trabalhista da 513 norte, juiz Luiz Fausto Marinho Medeiros, o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, solicitou nesta sexta-feira (26) a manutenção do sistema drive thru de recebimento de processos de dentro de veículos automotores. A Resolução Administrativa nº 70/2017 do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) determina o fechamento do sistema de protocolo nos foros.

Segundo Costa Couto, o sistema de drive thru representa uma comodidade no dia a dia da advocacia. “A localidade do Foro não conta com muitas vagas de estacionamento e o sistema é cômodo para aqueles que militam na Justiça do Trabalho e tem uma rotina muito atribulada. Contamos com a sensibilidade do Tribunal para a manutenção do drive”.

O diretor Luiz Fausto foi receptivo e solícito ao pleito dos representantes da OAB/DF. “Vou remeter o pedido à avaliação do nosso presidente Pedro Foltran, solicitando a avaliação de uma possível prorrogação”. O juiz argumentou que hoje o tribunal passa por uma crise econômica e, com o advento do Processo Judicial Eletrônico, a movimentação de processos via drive thru caiu 70% em dois anos. O diretor ainda salientou que hoje enfrenta uma enorme dificuldade de pessoal. Hoje, os advogados devem fazer a movimentação de processos diretamente nas varas.

Para o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Distrito Federal (AATDF), Carlucio Coelho, “considerando que houve o fechamento do protocolo geral, a reabertura do drive thru permitiria que os advogados protocolassem um maior número de petições por esse meio”.

O diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves, destacou que a manutenção do drive é “uma conquista dos Advogados e dos jurisdicionados capaz de reduzir o tempo para a entrega de petições e autos. A falta de servidores é o fundamento para o fim do serviço. Nova reunião deverá ocorrer com a presidência do TRT para a solução do impasse”.

Também participaram da reunião o conselheiro federal Severino Cajazeiras e os conselheiros Seccionais Camilo Noleto, Marcone Guimarães.