OAB/DF cobra mais segurança para população do DF

Em busca de mais segurança para a população do Distrito Federal, a OAB/DF esteve reunida, nesta quinta-feira (22), com a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar do DF e a Polícia Civil do DF para discutir políticas públicas a serem tomadas para trazer mais segurança e proteção aos brasilienses. Foi firmado um pacto de diálogo direto da Seccional para com os representantes do Estado, a fim de levar as principais demandas do cidadão e buscar soluções concretas.

Representando a presidência da OAB/DF, o conselheiro Seccional Rafael Favetti destacou, durante a reunião, a sensação de insegurança que tem assolado a população do Distrito Federal como um todo. “Foi um debate franco, honesto, no qual foram apresentadas as políticas públicas existentes”, disse. “A reunião foi muito boa para criação de diálogo direto entre a OAB e a Secretaria de Segurança Pública. O melhor modelo de enfrentamento da violência é tanto a sociedade quanto o estado andarem de mãos dadas”, completou Favetti.

O secretário de segurança Cristino Sampaio destacou que a secretaria tem a prática de ouvir as demandas da comunidade, mas que a participação da Ordem é mais um incremento para a melhoria da segurança. “Uma das vertentes é aproximação da comunidade. Temos 38 conselhos para articulação permanente. As pessoas precisam saber o que está acontecendo. A informação é algo que diminui a sensação de insegurança”.

Em ofício encaminhado ao secretário de segurança, o presidente da Seccional do DF, Juliano Costa Couto, destacou a preocupação da Ordem com o aumento da ocorrência de delitos em algumas Regiões Administrativas do Distrito Federal. “Diversas áreas em que estão localizadas escritórios de advocacia têm enfrentado um avanço no número de furtos, a exemplo do Lago Sul, que não bastasse o crescimento da criminalidade, têm o efetivo reduzido nos finais de semana”.

Participaram da reunião os advogados Marcelo Sedlmayer e Gustavo Holzbach, o major da Polícia Militar Gustavo Danzmann; o delegado de polícia Fernando Cesar Costa e o diretor da Polícia Civil do Distrito Federal, Eric Seba.

A OAB/DF pretende criar um canal direto para que a população possa encaminhar seus anseios em relação à segurança pública.