OAB/DF realiza treinamento com funcionários e colaboradores

A OAB/DF (Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil) promoveu nesta terça-feira (14/11), um treinamento do Programa de Compliance aos funcionários, estagiários, terceirizados, reeducandos, jovens aprendizes e colaboradores.

_OAB6479

Realizado em formato híbrido, o treinamento contou com a presença de 392 participantes, e trouxe uma abordagem direcionada à prevenção e ao combate ao assédio moral, ao assédio sexual e à discriminação. O evento foi conduzido por Inácio Alencastro, Compliance Officer do sistema OAB/DF e presidente da Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG da OAB/DF.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., abriu o evento destacando todo trabalho do sistema OAB. “Toda a nossa equipe tem trabalhado arduamente ao longo dos meses e anos, buscando aprimorar nossa gestão a cada dia. Mais uma vez, reforço e esclareço que grande parte do sucesso ou dos desafios em uma gestão pertence ao time, a todos nós. Cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade, de maneira positiva, tanto nos momentos bons quanto nos desafios. Assim, estamos sempre dispostos a fazer os ajustes necessários para melhorar, trabalhando juntos.”

_OAB6201

Durante o evento, Inácio Alencastro, Compliance Officer e conselheiro seccional da OAB/DF, abordou estratégias fundamentais para identificar, prevenir e lidar com situações que possam comprometer a integridade e a dignidade dos colaboradores, onde expressou a importância da ação.

“Os treinamentos constituem um dos principais pilares dos programas de compliance e, aqui na OAB/DF, seguimos as melhores práticas adotadas pelo mercado. Além disso, estamos prevenindo situações indesejadas e gerando conformidade com as Leis 14.457/2022 (Nova lei da CIPA) e 14.612/2023 que tornou o assédio moral, o sexual e a discriminação infrações ético disciplinares para os advogados. É a OAB/DF na vanguarda das melhores práticas de governança, ética e integridade,” afirmou Inácio.

Cristiane Damasceno, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e conselheira federal, foi convidada para falar sobre o assédio moral, o assédio sexual em ambientes de trabalho. Onde ressaltou que “em ambientes saudáveis, a liderança deve ser a primeira a se comprometer com essa transformação.”

Segundo ela, “tudo o que realizamos neste mundo tem como foco central as pessoas. Trabalhamos para melhorar o ambiente em virtude delas. Se visamos preservar a natureza, também é pelo bem das pessoas. Somos o epicentro de todas as nossas ações. É fundamental compreender que as pessoas são únicas, com temperamentos variados, como coléricos, fleumáticos e melancólicos. Cada um traz características diferentes,” disse.

Encerrando o treinamento, o secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, reforçou a importância do programa de Compliance. “O Compliance surge do melhor que está entre vocês e é essa a qualidade que buscamos. Estamos abertos a discutir qualquer tema, oferecendo canais adequados para defesa das opiniões. A transparência é total, permitindo a participação, opiniões e decisões conjuntas sobre o futuro da instituição. Queremos fazer mais, porque valorizamos cada colaborador, independentemente da área em que atua.”

Dayane Andrade, coordenadora do Setor de Compliance e LGPD da OAB/DF, agradeceu a presença de todos e pontuou que os materiais apresentados no treinamento estarão disponíveis e que todos os participantes receberão, também, um certificado de participação.

_OAB7473

Jornalismo