OAB/DF recebe 176 novos advogados em solenidades de entrega de carteira

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou, nos dias 8 e 9 de maio, solenidades para receber 176 novos profissionais no quadro da Ordem.

Solenidades do dia 8

No primeiro dia, durante a manhã, 55 advogados e advogadas prestaram o juramento da advocacia e mais 56 no período da tarde.

Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF, enfatizou o apoio recebido pelos novos advogados em suas jornadas até a conquista da carteira da Ordem. “Uma carteira da OAB não tem sentido nenhum se ela não tiver por trás um advogado encorajado, orgulhoso da vitória que teve e ciente de que a construção da carreira dele ou a advocacia dele depende muito mais de nós do que olhar para o caminho do outro.”

John Wesley Santos Silva Passos, orador da turma, destacou a importância da advocacia na administração da justiça. “A justiça só pode ser administrada com a presença da advocacia. Afinal, é o que prevê o artigo 133 da Constituição da República, quando diz que o advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo a única profissão liberal prevista na Constituição. A justiça é um valor que todos nós buscamos, mas que certamente não conseguimos definir, isso porque Justiça não é algo a ser definido. Justiça, bem da verdade, é algo a ser procurado.”

O paraninfo da turma, Diego Keyne da Silva Santos, falou sobre a resiliência e determinação para superar os obstáculos e alcançar o sucesso na advocacia. “A advocacia, às vezes, a gente não consegue compreender efetivamente a nobreza da profissão. Passamos por vários e vários anos na faculdade, inúmeras dificuldades, obstáculos, e hoje é a coroação dessas dificuldades, é o início de um novo ciclo. Pensei e refleti, e cheguei à seguinte conclusão: para você ser bem-sucedido na advocacia, você tem que honrar a sua escolha. Se você escolheu ser advogado, honre a sua escolha. Hoje, estou aqui para mostrar que sim, é possível sobreviver da advocacia, que sim, é possível ter sucesso através da advocacia.”

Evento da tarde

Na solenidade da tarde, a oradora da turma, Mariana Lobo Espiñeira, destacou o papel crucial dos advogados na administração da justiça. “Que usemos a nossa profissão não só como um meio de sustento para nós e nossas famílias, mas como um instrumento de transformação social, justiça social, combate a todas as formas de discriminação e desigualdades, e principalmente a mais importante de todas, pois é através dela que conseguimos acessar e promover todos os outros direitos: a democracia.”

O paraninfa da cerimônia, Bruno Espiñeira Lemos, lembrou da importância de respeitar os preceitos éticos da advocacia. “Eu diria que vocês não têm limites, evidentemente, para esses sonhos que vocês ostentam e carregam na sua alma. Agora, os limites dos preceitos éticos, esses nunca percam de como referência, sejam respeitados, respeitadas no foro, no tribunal, no local de trabalho que vocês escolham atuar. Sejam respeitados, carreguem altaneiros essa função constitucional sem mácula, porque essa é a principal referência de limite, esse respeito aos preceitos éticos e as normas, evidentemente, de regência que não podemos perder de vista.”

Solenidade do dia 9

Já no segundo dia de cerimônia, 65 novos advogados se comprometeram a seguir o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB/DF, parabenizou os novos advogados. “Hoje, vocês colhem os frutos de tudo o que plantaram ao longo de suas vidas. Iniciam uma nova jornada, que será desafiadora e, provavelmente, mais solitária do que até agora. Mas saibam que têm uma casa para defender vocês, para ajudá-los, 24 horas por dia, 365 dias por ano, de forma apartidária e independente. Isso me enche de orgulho, e enquanto eu estiver nesta cadeira, o que nos guiará será a Constituição Federal, o estado democrático de direito e o juramento que acabaram de fazer.”

Em sequência, o orador de turma, Deivson Cerqueira Gonçalves, enfatizou o papel dos advogados na luta pela justiça e igualdade. “Estar hoje aqui é reflexo do esforço e da coragem de todos nós. Em uma sociedade onde as desigualdades são frequentes e onde os direitos fundamentais muitas vezes são desrespeitados, o advogado se torna uma peça fundamental na luta pela justiça e pela igualdade. Nós, ao assumirmos essas causas, atuaremos como os grandes agentes de transformação social, buscando garantir que todos e todas tenham igualdade de oportunidades perante a lei. Além disso, temos o dever de defender a constituição e a democracia, pilares fundamentais do estado de direito.”

O paraninfo da turma e procurador da Fazenda Nacional, Gustavo Scatolino Silva, encorajou os novos profissionais a estarem preparados para os desafios do dia a dia da advocacia. “Então estejam preparados para isso no dia a dia, porque são os primeiros clientes. Então eu dou os parabéns para vocês, falo com os familiares, agradeço demais a participação nessa trajetória, houve muito tempo subtraído do convívio com filhos, com familiares, namorados, namoradas, cônjuges, mas isso foi para um bem maior, que foi conseguir formar em Direito, passar na prova da ordem, ter uma nova trajetória profissional e agora vocês estão aptos a exercer essa profissão.”

Jornalismo OAB/DF