OAB/DF exalta missão social do advogado professor

Brasília, 15/10/2015 – O presidente da Seccional da OAB/DF, Ibaneis Rocha, enviou mensagem de felicitações a todos os mestres e mestras do Distrito Federal, por ocasião do Dia do Professor celebrado nesta quinta-feira (15), especialmente aos advogados que dedicam parte de seu tempo à nobre função do magistério, transmitindo conhecimento e contribuindo para a formação de milhares de profissionais.

Embora não exista uma estatística oficial, a OAB/DF acredita que o número de advogados exercendo o magistério cresceu bastante nos últimos anos, tornando-se uma opção a mais de trabalho. Porém, como ocorre nas demais áreas, enfrentam dificuldades e percalços. “A verdade é que ser professor, em nosso país, tornou-se um sacerdócio, um trabalho heroico”, disse Ibaneis Rocha. “Na raiz de todos os problemas brasileiros está, sem dúvida, a carência por educação, daí porque devemos valorizar, em primeiro lugar, os professores; são eles o primeiro degrau para a formação de uma identidade nacional.”

“A missão do professor vai além de transmitir informações e conhecimento; é por meio dele que o aluno compreender melhor os valores da sociedade”, acrescentou o presidente da OAB/DF. “O professor, enfim, é a pessoa que goza de nossa total confiança, um paradigma que, de certa forma, nos acompanha por toda a vida”.

A origem do dia do professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. Em 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Comunicação soical – jornalismo
OAB/DF