OAB/DF integra o conselho do Codese

Em busca de apoiar e incentivar o crescimento econômico do Distrito Federal, tomaram posse, na noite desta terça-feira (21), os membros da diretoria executiva e 17 conselheiros do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), para o biênio 2017-2019. A cerimônia ocorreu no auditório da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Setor Bancário Norte. O Codese-DF foi criado para ser um elo entre a sociedade organizada e o governo a fim de apresentar sugestões para que a administração pública responda com ações às necessidades da população, gerando empregos e desenvolvimento econômico.

“O intuito é promover o desenvolvimento do Distrito Federal por meio da iniciativa privada. Buscamos, com isso, apoiar também a jovem advocacia, gerando oportunidades de trabalho e auxiliando a categoria a enfrentar o período de crise”, explica o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, que tomou posse como conselheiro da entidade. Costa Couto observou que a iniciativa respaldará Brasília na busca por sua vocação empresarial e prestação de serviços.

“A OAB/DF está envolvida por entendermos que, além de dar segurança jurídica às propostas do Codese, o fomento econômico auxiliará a advocacia a arrumar emprego, a angariar clientes e a crescer”, afirmou o presidente.

Dentre os 17 conselheiros que tomaram posse 5 são deliberativos, 6 são fiscais e 6 são consultivos. O diretor tesoureiro da Seccional, Antonio Alves, também integra o conselho como conselheiro fiscal. Segundo Alves, “a OAB/DF tem como uma das principais preocupações o fomento da empregabilidade dos profissionais da advocacia e o Codese auxiliará neste objetivo”.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, também esteve presente na solenidade e agradeceu a parceria com o colegiado. Rollemberg afirmou ainda ter convicção de que esse é apenas um passo para outras atividades colaborativas.

Para ele, é fundamental que a sociedade participe ativamente das decisões públicas. “Precisamos construir juntos as alternativas para resgatarmos a vocação inovadora e vanguardista da nossa cidade”, disse.

O presidente eleito, Paulo Roberto de Morais Muniz, destacou o projeto do conselho como uma mobilização necessária no fomento à participação social nas questões públicas. “Estamos unidos para concentrar esforços e distribuir responsabilidades entre o setor produtivo, governo e sociedade, para alcançarmos o desenvolvimento econômico e sustentável no DF”.

Por fim, ele entregou ao governador de Brasília uma série de metas emergenciais elaboradas pela entidade. “São propostas e objetivos relativamente simples, feitos por cada câmara técnica para que consigamos implementá-las na cidade”, afirmou Muniz

Criado em março de 2017, o Codese tem caráter propositivo e consultivo em relação ao planejamento econômico sustentável de Brasília e do Entorno. Divididos em câmaras setoriais, os técnicos, advogados, voluntários, debatem questões sociais e urbanas e sugerem ações efetivas, em parceria com a administração pública. Todas as câmaras contam com o apoio e colaboração dos membros da advocacia, que trazem respaldo jurídico para as ações.

Com a participação de mais de 50 entidades, o grupo reúne membros que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), além de representantes da Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Fazenda do DF.

Com informações da Agência Brasília