OAB/DF parabeniza advocacia trabalhista

Ao celebrar o Dia Nacional do Advogado Trabalhista, comemorado nesta terça-feira (20), a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil destaca a importância dos direitos trabalhistas. A data marca a fundação há exatos 54 anos, da primeira entidade da categoria no país, a Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas. Já em 1978, foi fundada a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), que congrega profissionais de vários estados.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, destaca seu apoio aos advogados trabalhistas e à Justiça do Trabalho. “O advogado trabalhista possui a importante missão social de defesa do trabalhador. É ele que garante segurança nas relações jurídico-trabalhistas, possibilitando que os direitos sejam assegurados. Importante salientar que a Justiça do Trabalho tem papel imprescindível nesta esfera. Esperamos que as reformas em vigor não signifiquem retrocessos nos direitos dos trabalhadores do país”.

Antonio Alves, diretor tesoureiro da OAB/DF, é advogado trabalhista há 36 anos e entende que se aprovadas as reformas em andamento prejudicarão não só os advogados trabalhistas, mas também a sociedade. “Nós advogados precisamos estar unidos e combater a reforma da maneira que ela está sendo proposta. É preciso muito trabalho, mas precisamos deter as transformações que o governo quer fazer, pois ela serão nocivas não só para os trabalhadores, mas também para os empregados”. Alves explica também que a relação patrão e empregado passará a ser tratada diretamente e os direitos e deveres previstos em lei deixarão de valer.

O presidente da AAT/DF, Carlúcio Campos Coelho, observa que apesar do momento conturbado vivenciado no país, de reformas previdenciárias e trabalhistas, o advogado trabalhista é essencial para a boa administração da Justiça. “Somos a luz que clareia o nebuloso cenário trabalhista, pois defendemos diariamente os direitos dos trabalhadores brasileiros”. Carlúcio ressaltou também a organização, a união, o respeito e a confiança que existe entre os advogados da área em Brasília. Para ele, essas características são a chave para o sucesso.

Dino Andrade, presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/DF, disse que “o cenário atual não é dos mais favoráveis para o Direito do Trabalho e, consequentemente, para a advocacia trabalhista. O que nos conforta é que os advogados que militam na Justiça do Trabalho são preparados para grandes batalhas. Temos que comemorar muito nosso dia, nossa luta diária em defesa dos empregados e empregados e reforçar ainda mais nossa união”.

Para o conselheiro Marcone Guimarães Vieira, “hoje dia 20 de Junho foi instituído o dia do Advogado Trabalhista, e gostaria de cumprimentar os colegas trabalhistas, esta categoria empenhada em resolver o capital de trabalho, principalmente nestes dias de grande ebulição em que o Brasil se encontra”.

Comemoração ocorrerá neste sábado (24)
Para comemorar o dia, a Associação de Advogados Trabalhista do Distrito Federal, juntamente com a OAB/DF, realizará confraternização no próximo sábado (24), das 10h às 16h, no clube dos advogados. Além da utilização da piscina, serão oferecidas muitas atrações – palhaços, malabaristas, kangoo dance e roda de samba. O evento terá churrasco de adesão, ao custo de R$ 35.

O presidente da AAT/DF, Carlúcio Campos Coelho, convidou todos os advogados a participarem do evento com suas famílias. “Será um momento agradável e de confraternização para os advogados. Acho interessante e convido à todos que compareçam com suas famílias”, afirmou. Elise Ramos, vice-presidente da AAT/DF, também conclamou todos os advogados e famílias a participarem da comemoração. “Será uma grande oportunidade para a advocacia trabalhista de confraternizar. Haverá muita música, animação infantil, piscina, almoço e será um dia descontraído e divertido”, acrescentou.

O 1º secretário da AAT/DF, Marcone Guimarães, destacou que o evento contará com a utilização do Clube dos Advogados e que dentre as atrações terá uma gincana e uma roda de samba. “Será um evento para confraternizar a categoria dos Advogados Trabalhistas e convido todos a desfrutarem desse momento junto à Associação dos Advogados Trabalhistas”, completou.