OAB/DF participa do 16º Encontro Nacional da Jovem Advocacia

A vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, o diretor da OAB nacional e conselheiro federal, Ibaneis Rocha, e membros da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB/DF participaram do 16º Encontro Nacional da Jovem Advocacia, realizado dos dias 1º a 3 de junho, em Rondônia. Na mesma ocasião ocorreu o Colégio de Presidentes das Comissões de Jovens Advogados e também a celebração da XIII Conferência da Advocacia de Rondônia. O evento teve como principal pauta, a necessidade de fortalecimento dos profissionais em início de carreira.

Daniela Teixeira esteve no encontro como palestrante para as jovens advogadas, em painel exclusivo. Também participou do colégio de presidentes de comissões jovens. Daniela debateu no encontro o fim da cláusula de barreira para que os jovens possam disputar eleições no sistema OAB. O projeto já vinha sendo defendido pelos jovens, tanto que foi criado um Grupo de Trabalho para o fim. Ibaneis Rocha destacou a importância de encontros como esse para o debate acerca da profissão e dos desafios futuros.

O presidente da OAB, Claudio Lamachia, abordou em seu discurso de abertura a crise política que se instalou no país, destacando a ação do Conselho Federal. “Os encontros nacionais, a exemplo deste aqui de Rondônia, são fundamentais como etapas de preparação para a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, cuja XXIII edição ocorrerá em novembro, na cidade de São Paulo. Trago aqui o convite da OAB Nacional à advocacia rondoniense para somar com todo o Brasil”, apontou ao enaltecer o objetivo do encontro.

Tiago Santana, presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB/DF, enfatizou a relevância dos temas debatidos para a advocacia e para a sociedade. Tiago destacou a criação de um Grupo de Trabalho para a discussão da Reforma Política e a decisão de encaminhar ao Conselho Federal pedido de extinção da cláusula de barreira nas eleições da Ordem.

“Para quem não sabe, advogados com menos de 5 anos de inscrição não podem ocupar cargos na diretoria ou participar dos Conselhos da OAB, o que deve ser mudado, pois a Jovem Advocacia deve ter voz ativa e representatividade dentro de qualquer espaço na OAB”, pontuou.

O secretário-geral da Comissão de Apoio ao Advogado da OAB/DF, Filipe Bianchini de Oliveira, ressaltou a importância da realização dos encontros para o desenvolvimento da advocacia jovem. “É sempre uma ótima oportunidade participar dos Encontros Nacionais e Colégios de Presidentes, onde as melhorias para a Jovem Advocacia Nacional são traçadas em discussões de altíssimo nível”, disse.

O membro da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB/DF, Lucas Santos Riether Azoubel, lembrou os benefícios que encontros como o realizado em Porto Velho trazem para a advocacia. “Proporciona uma incrível troca de experiências, com discussões de alto padrão, novas propostas e engrandecimento intelectual dos jovens advogados”, destacou.

Mike Barros de Carvalho Silva, membro da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB/DF, apontou que a jovem advocacia passa por inúmeros desafios e percalços. “O Encontro Nacional e o Colégio de Presidentes buscaram justamente discutir e definir os novos rumos da nossa classe. Foi uma oportunidade ímpar de debater os pleitos da Jovem Advocacia do DF”, afirmou.

O membro da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB/DF, Bruno Fernandes, enfatizou a importância de um encontro nacional focado nesse tema. “Foi um belíssimo evento, que nos permitiu entender e dimensionar o quão grande e importante a advocacia jovem nacional é”, salientou.

Paulo Domingos Pena, advogado colaborador da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB/DF, frisou a relevância do evento e a busca por conhecimentos e melhorias na jovem advocacia. “Foi fabuloso. Em eventos assim podemos abrir nossas mentes e ver as dificuldades da advocacia em âmbito nacional, e discutir sobre isso”, acentuou.

Estiveram presentes no Encontro o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB/DF, Tiago Santana; o secretário-geral da Comissão de Apoio ao Advogado da OAB/DF, Filipe Bianchini de Oliveira; os membros da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB/DF Lucas Santos Riether Azoubel, Mike Barros de Carvalho Silva e Bruno Fernandes; o advogado Paulo Domingos Pena.

Com informações do Conselho Federal.