PJe é tema de debate na Conferência da Advocacia do DF

Para debater o Processo Judicial Eletrônico (PJe) a OAB/DF realizou, nesta quinta-feira (21), um painel sobre o tema na IX Conferência da Advocacia do Distrito Federal. O presidente da mesa, secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, disse que hoje o PJe está mais adaptado à advocacia.

“Nosso PJe continua publicando intimações o que não acontece em vários estados. Isso é fruto do esforço da Dra Hellen e do Dr Rostirola, que sempre tiveram sensibilidade de fazer com firmeza, mas com muito cuidado essa transição”. Programação. 

Flávio Rostirola, desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), também presidente do Comitê Gestor do PJe junto à Corte. Ele falou que é fundamental que a advocacia se adapte ao PJe. “Hoje há uma operacionalidade de 52% pelo Processo Judicial Eletrônico, que vamos substituir lenta e gradualmente. Todos os óbices que tivermos serão sempre discutidos no âmbito do Comitê gestor do PJE”, disse ao finalizar: “não temos como retroceder”.

Hellen Falcão, conselheira da OAB/DF e vice-presidente da Comissão de Tecnologia da Informação do Conselho Federal da OAB, iniciou sua fala com um agradecimento ao desembargador Rostirola por tudo o que ele tem feito pelo PJe no Distrito Federal.  “O advogado teve que se adequar entre o Latim e o Java, não tem sido fácil, mas como fruto de muito esforço está bem melhor do que foi há cerca de três anos. A pretensão da palestra foi mostrar o modelo nacional de interoperabilidade, MNI, portal no qual, através de único sistema, os advogados possam peticionar em vários sistemas”.

Gabriela Lúcio Leal, membro da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, encerrou a palestra agradecendo aos presentes pela palestra e ensinamentos.

A Conferência da Advocacia segue nesta quinta-feira (21). Acompanhe nossas publicações no site, Instagram – @oabdf – e Facebook – @ordemdosadvogadosdf.

A IX Conferência da Advocacia é uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal, em parceria com a Escola Superior da Advocacia do DF e com a Caixa de Assistência dos Advogados. Os patrocinadores do evento foram Adhara Veículos e UNICEUB.