Respeito e ética são enfatizados em entrega de carteiras

A solenidade de entrega de carteiras realizada nessa quarta-feira (31) foi marcada pela superação dos obstáculos que podem surgir durante a construção das carreiras dos advogados. O secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, lembrou a importância da dignidade, da ética e do respeito no exercício da advocacia.

“Devemos fazer o que é certo, independente de qualquer coisa. Temos de ter a ética com um padrão, não se deixem levar pelas tentações de atalhos da profissão porque certamente haverá um preço. A advocacia é uma maratona longa e árdua, por isso nunca parem de se preparar”, pontuou.

Manuela Correa Fleury, oradora da turma, destacou que ser advogado é ir além do exercício de uma profissão e que as atitudes diárias dos mesmos devem ser pautadas com ética, respeito e compromisso. “Estamos sendo recebidos de braços abertos por uma entidade cujo reconhecimento é pela seriedade e credibilidade. Com esta memória conduzam seus trabalhos de forma a lutar constantemente para a manutenção do reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil como instituição indispensável ao nosso país”, afirmou. A oradora ressaltou ainda que a advocacia tem como função defender a democracia e o Estado de Direito, bem como a Constituição Brasileira.

O paraninfo e conselheiro da OAB/DF nos triênios 2004-2006 e 2007-2009, Marcos Luís Borges de Resende destacou que o papel do advogado é solucionar os problemas e que, como em outras profissões, o advogado não pode colocar o próprio interesse na frente do desejo do cliente. “Vocês ingressam agora na Casa do advogado, na vida do advogado e na profissão de advogado e nessa profissão é necessário que se escolha um comportamento ético, esperado de cada um de vocês. A responsabilidade é de cada um de nós, a Casa será tremendamente engrandecida com o talento de cada um de vocês”, finalizou.

Compuseram a mesa o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; o paraninfo, Marcos Luís Borges de Resende; o conselheiro federal, Severino Cajazeiras; o Procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleurý; a diretora da CAA/DF, Daniela Ferreto Caetano; o presidente da Subseção de Ceilândia, Edmilson Francisco de Menezes; o presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Amaury Santos; o vice-presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Rodrigo Bezerra Correia; o secretário-geral da Subseção de Sobradinho, Márcio Eduardo Caixeta; o presidente da Subseção de Taguatinga, Lairson Rodrigues Bueno; os conselheiros, Thais Riedel, Fernando de Assis, Fernando Martins de Freitas, Maurício Correa da Veiga; a viúva do ex-presidente da OAB/DF – Maurício Correa – Alda Maria Gontijo Correa; e conselheiro de Taguatinga Douglas Lacerda.