Seccional esclarece dúvidas sobre o PJe 2.0

Nesta segunda-feira (17), O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) passou a operar por meio da versão 2.0 do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Ciente de que a advocacia busca dominar esta nova versão do sistema, a Comissão de Tecnologia da Informação da OAB/DF realizou um debate para esclarecer as eventuais dúvidas sobre seu uso.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, salientou a importância do evento no sentido de instruir os advogados de Brasília sobre o uso do sistema. “Hoje em dia, um advogado em qualquer lugar do país tem o poder de ver os processos. podemos peticionar até meia noite, temos mais liberdade quanto ao horário e vamos menos aos Tribunais. Em razão de tantos benefícios, é essencial que todos saibamos utilizar da melhor forma possível este sistema”.

Hellen Falcão, conselheira seccional e vice-presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia e Informação da OAB nacional, e Renato Borges Rezende, membro da Comissão de Tecnologia da Informação, mostraram as mudanças no sistema e apresentaram as informações necessárias para que os advogados possam utilizá-lo com eficácia. Hellen ressaltou ainda que “esta inovação é um pleito antigo da Seccional, uma vez que esta nova versão não utiliza mais o dificultador, que era o plug in Java”.

Para Borges, o Processo Judicial Eletrônico é política pública do Judiciário. Ele conta que o PJe é intrumento da jurisdição e o advogado precisa estar cada vez mais atento a essa realidade. “É importante que o advogado conheça toda a nomenclatura dos arquivos para que ele não cometa equívocos no momento de remetê-los aos seus processos”. Borges registra ainda que o PJe 2.0 permite acesso mediante ao uso de qualquer navegador, não sendo exclusivo do Mozilla Firefox como era antes.

Edilberto Nerry Petry, presidente da Comissão de Tecnologia da Informação, ratificou a importância do sistema na rotina do advogados. “Viemos aqui para desmistificar e entender melhor esse sistema, pois ele é o caminho para melhor exercermos a nossa profissão. Esta nova versão é mais intuitiva, com uma interface mais limpa, rápida e agradável”, disse Petry.

No fim da palestra foi aberto um espaço para sanar as dúvidas dos presentes.


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: