Seccional pede melhorias no deslocamento dentro da Papuda

Após tomar conhecimento de que alguns advogados estão tendo dificuldades junto à Penitenciária do Distrito Federal I (PDF-I), a Procuradoria de Prerrogativas da OAB/DF esteve reunida com o diretor adjunto da PDF-I, Francisco Menezes, na tarde de segunda-feira (28). A reunião buscou sanar os problemas de deslocamento dentro da mesma unidade. O pedido da Ordem é que o credenciamento na Unidade Prisional seja feito uma única vez e que o advogado tenha liberdade de se deslocar entre os blocos.

Hoje, quando os advogados têm mais de um cliente por dia, eles precisam se dirigir para o portão principal e ser redirecionados para o pavilhão seguinte. A Seccional intercedeu para que esse deslocamento seja evitado, economizando assim o tempo dos juristas.

Wendel Farias, procurador-geral de prerrogativas, conta que as queixas dos advogados foram passadas ao diretor adjunto por meio de ofício e que Menezes se comprometeu a analisar os pleitos da OAB/DF. “As mazelas da advocacia criminal serão amenizadas, principalmente na questão da circulação dos advogados lá dentro. Esse problema será solucionado de imediato”, assegurou.

Farias também relatou que o acesso ao departamento será facilitado com a aquisição de equipamentos de revista chamados “pica-paus”, objetos de scanners que, ao serem adquiridos, evitarão o constrangimento dos advogados e advogadas ao terem de tirar seus sapatos e cintos.

Outro pedido da OAB/DF é melhoria na celeridade do atendimento por parte dos servidores da unidade. Segundo reclamações, a demora e a dificuldade no relacionamento interpessoal com os profissionais é uma constante.

Também participaram da reunião os procuradores de prerrogativas Ana Ruas e Mauro Ley Lustosa.