Seccional presente em homenagem aos 58 anos de Brasília

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, participou, nesta segunda-feira (23),  de sessão solene em homenagem aos 58 anos de Brasília, na Câmara dos Deputados. Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, saudou a iniciativa do presidente Juscelino Kubitschek de interiorizar a capital brasileira. “Brasília é a capital da integração nacional”, salientou.

Em sua fala, o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, destacou que Brasília precisa seguir o exemplo dos presidentes da República, Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, falecido antes da posse. “Brasília é a filha de JK e talvez a predileta”, disse ele ao falar sobre o plano de metas de JK de avançar 50 anos em 5. “É disso que precisamos: visão a longo prazo, esperança e amor pela cidade e pelo Brasil. O país está a necessitar desses exemplos, de JK, o melhor presidente que o país teve, e de Tancredo, o melhor presidente que o Brasil não teve”. Também acompanharam a sessão o conselheiro federal Severino Cajazeiras, o conselheiro Seccional Wesley Bento, o ex-dirigente da Ordem Paulo Castelo Branco o desembargador do TRE-DF, Jackson Domenico.

Durante a solenidade, a gestão do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), recebeu diversas críticas. O vice-governador, Renato Santana, criticou o aumento de tarifas de transporte e a falta de investimentos na saúde e na segurança pública. Ele disse ainda que cometeu erro de avaliação ao compor a chapa eleita 2014, mas renunciar ao mandato seria “covardia”.

O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), um dos que sugeriram a sessão solene, apoiou Santana e disse que o desafio atual é organizar serviços públicos para uma população maior do que a esperada. “Brasília foi planejada para ter 500 mil habitantes, mas chegou a 3 milhões em 2017”, disse. “Esse desafio não converge com a atuação do atual governador, que ajudamos a eleger”, completou Rosso. “Não esperávamos viver o maior caos em alguns serviços, como na saúde e na segurança pública”, acrescentou.

Com informações da Agência Câmara