Seccional prestigia posse de 48 juízes federais da 1ª Região

trf1O presidente da OAB do Distrito Federal, Juliano Costa Couto, participou da solenidade de posse de 48 novos juízes federais designados para atuar nas diversas cidades sob a jurisdição da Justiça Federal da 1ª Região. A cerimônia foi realizada no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, na última sexta-feira (4). Costa Couto desejou boas-vindas aos empossados, aprovados no 16º Concurso para Juiz Federal Substituto.

“Esse é um momento muito importante para o Judiciário. Essa recomposição dará celeridade aos processos que aguardam uma decisão e beneficiará o cidadão que procura por justiça”, ressaltou o presidente da Seccional. O secretário-geral adjunto do Conselho Federal da OAB e ex-presidente da Seccional, Ibaneis Rocha, representou a advocacia e compôs mesa na sessão.

trf11“A posse dos novos juízes federais pode significar uma resposta para a população que aguarda a solução dos seus litígios. Temos que enfrentar o esgotamento da capacidade instalada do Poder Judiciário. A ampliação do número de vagas de desembargadores nos tribunais regionais é uma medida urgente”, disse Ibaneis Rocha.

A cerimônia de posse – prestigiada por autoridades, centenas de convidados, entre magistrados, servidores da Casa e familiares dos empossados – foi conduzida pelo presidente do TRF-1, desembargador federal Hilton Queiroz, que compôs a mesa de honra com o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Mauro Campbell Marques. Também compuseram mesa a procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, Raquel Branquinho, e o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Carvalho Veloso.

trfO desembargador federal Jirair Aram Meguerian discursou em nome do Tribunal dando as boas-vindas aos empossados. Entre as mensagens dirigidas aos novos integrantes da Justiça Federal, o magistrado os aconselhou: “Devemos agir no exercício da nossa função com lealdade aos nossos princípios, aos ideais de uma sociedade justa, colocando-nos sempre na posição daqueles que recorrem ao Estado para obterem uma solução justa da sua demanda, sentindo suas angustias, seu sofrimento e sua esperança”.

Em nome dos novos magistrados, o segundo colocado no concurso, André Jackson de Holanda Maurício Júnior, natural de Ouricuri, em Pernambuco, cumprimentou a todos e falou do orgulho e da expectativa de exercer o novo cargo. “Nós, agora empossados, embora tenhamos histórias de vida diversas, compartilhamos de algo em comum na nossa trajetória: a paixão pelo estudo do Direito e a firmeza na vontade de exercer a função de juiz federal mesmo diante das incertezas e dos obstáculos encontrados”.

Nesta segunda-feira (7/11), os novos magistrados iniciam o curso de formação promovido pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região, com sede em Brasília. Dividido em 19 módulos, o treinamento será realizado no período de 7 de novembro de 2016 a 24 de fevereiro de 2017. Em seguida, os juízes serão lotados em diversas cidades que compõem a 1ª Região que abrange o Distrito Federal e os seguintes estados da Federação: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

 

Com informações da assessoria de comunicação social do TRF-1