OAB/DF realiza curso para novos membros de comissões temáticas

comissões2A OAB do Distrito Federal realizou, na noite desta quarta-feira (31/08), um encontro dedicado exclusivamente aos novos membros das comissões da Seccional e das subseções do Distrito Federal. O evento teve o objetivo de apresentar o funcionamento da Casa e as atribuições de membros de comissões, além de funcionar como troca de experiências sobre o dia a dia do advogado militante e atuante na OAB/DF. O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, e o secretário-geral da Ordem, Jacques Veloso, foram os palestrantes da noite.

O presidente da Ordem ressaltou que o foco do bate-papo era dividir preocupações sobre situações cotidianas, além de orientar a melhor forma de lidar com elas. “Todas as vezes que fui inserido no sistema OAB como membro de comissão, nunca tive nenhum tipo de preparo ou de orientação. Tivemos essa preocupação e desde o início da gestão temos batido esse papo com os membros de comissões”.

De acordo com Costa Couto, todas as comissões foram incitadas a apresentar um plano de trabalho para o triênio. Durante a reunião, ele destacou ganhos proporcionados aos voluntários em suas atuações junto a Ordem. “Eu lhes asseguro que, na pior das hipóteses, você ganha uma absoluta habilidade – obviamente se você se predispor a isso – com questões políticas, ajuda na vida profissional, nas audiências e no convívio com os magistrados. Além de conhecer muita gente e conquistar muitas novas amizades”.

comissões1O secretário-geral, Jacques Veloso, lembrou o crescimento no número de advogados na Seccional e ressaltou a necessidade dessa conversa inicial para aprimoramento dos trabalhos. “A ideia é passar esse panorama geral, porque a Ordem cresceu absurdamente. Temos quase 40 mil advogados ativos, mais de mil membros de comissões, mais de 70 comissões ativas e isso faz com que o sistema precise ser pensado, conversado e ajustado para que a gente não tenha maiores desgastes”, disse.

Assuntos como o funcionamento das comissões no Regulamento Geral da Ordem, proposições e pareceres temáticos, representatividade institucional e a responsabilidade de falar em nome da classe, obrigações administrativas, reuniões, relatórios de atividades, marcação de eventos, bem como promoção e divulgação dos trabalhos realizados pela comissão e pelos canais de comunicação institucionais foram tratados no encontro.