“Todos queremos a mesma coisa: uma ESA cada vez melhor”, Rodrigo Becker

Brasília, 19/1/2016 – Rodrigo Becker é o novo diretor-geral da Escola Superior de Advocacia do DF (ESA/DF). Indicado para o triênio 2016-2018, Becker diz que a ideia é dar continuidade ao trabalho realizado pelo professor Jorge Amaury (2013-2015), mas sempre avançando, em busca de levar a ESA a cada vez mais advogados no Distrito Federal. “Precisamos fazer a ESA chegar cada vez mais às subseções, aumentar o número de cursos, idealizar seminários temáticos, trazer mais advogados para se especializar e se atualizar na nossa escola. A escola é dos advogados e para os advogados”. Também compõem a diretoria da ESA a conselheira federal Carolina Petrarca e o advogado Guilherme Pupe.

A equipe de comunicação da OAB/DF conversou com o novo diretor. Confira, abaixo, a entrevista:

1) É uma grande responsabilidade assumir a ESA após a gestão do professor Amaury? Quais os desafios?
A responsabilidade é enorme, ainda mais porque tive o apoio do professor Amaury para assumir a gestão da ESA. Dessa forma, fica mais fácil o desafio porque o trabalho passa a ser um ato de confiança e prolongamento da gestão anterior. E essa responsabilidade é ainda grande porque o presidente Juliano confiou no meu nome para assumir a direção da escola. Quero dizer, ainda, que não estou sozinho nessa gestão, porque terei junto comigo como adjuntos duas referências na área de ensino: Guilherme Pupe da Nóbrega e Carolina Petrarca.

20150617_ESA Quanto aos desafios, a ideia é dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelo professor Amaury, mas sempre avançando, em busca de levar a ESA a cada vez mais advogados no Distrito Federal. Precisamos fazer a ESA chegar cada vez mais às subseções, aumentar o número de cursos, idealizar seminários temáticos, trazer mais advogados para se especializar e se atualizar na nossa escola. A escola é dos advogados e para os advogados.

2) O que a ESA significa hoje para os advogados do DF?
Ela é um centro de aperfeiçoamento, atualização e especialização do advogado. É a melhor forma de o advogado ter contato com temas relevantes, práticos e atuais com os melhores professores do DF Temos até pós-graduação para advogados e isso mostra como a ESA trabalha para o advogado, auxiliando na sua formação.

20141015_esaNa gestão do professor Amaury tivemos uma grande reforma, ampliando as salas de aula. Criamos uma sala de estudos e aumentamos os nossos cursos, para alcançar mais advogados. A atribulada rotina nos fóruns toma muito dos advogados militantes. Que eles tenham na ESA um espaço de excelência que viabilize a manutenção de seu contato com a academia, mas um centro de estudos sempre voltado para a prática.

3) Pretende inovar de alguma forma?
Inovar nesse caso é continuar o trabalho com o objetivo de fazer a ESA crescer mais. A gestão passada foi muito boa, e não temos porque modificar, mas apenas incrementar para fazer a ESA ser maior e atingir mais advogados, com cursos, palestras, seminários e pós-graduação. Nesse particular, ganha força o papel do advogado. Nossa gestão será democrática e aberta a sugestões e ao diálogo, pois todos queremos a mesma coisa: uma ESA cada vez melhor.

Nosso objetivo, ainda, é fazer mais cursos online para o advogado assistir de casa ou do seu escritório, chegar a todas as subseções, aprimorar o curso de formação de advogados que foi um sucesso, levar mais conteúdo aos advogados do DF, ampliar a biblioteca, realizar mais cursos práticos, e tudo mais que for necessário para fazer nosso advogado se especializar e se aperfeiçoar ainda mais.

4) Como atrair mais estudantes?
Aumentando a oferta, oferecendo qualidade nos cursos, trazendo excelentes professores, doutrinadores renomados, e demonstrando que a ESA é o lugar para os advogados aprenderem mais do que já sabem.

gilmar mendes5) Algo a acrescentar?
Quero convidar todos os advogados a conhecer a ESA, nossos cursos, e participar de todas as formas para sermos mais ainda a referência na formação e aperfeiçoamento dos advogados.

As inscrições para cursos realizados pela Escola podem ser feitas no site da Seccional e o investimento para qualquer deles é de R$ 10/hora aula. Advogados com até cinco anos de OAB recebem 30% de desconto. Estudantes de graduação em Direito e advogados maiores de 60 anos têm desconto de 50%. Com a OAB/DF suplementar e a transferência, será considerado o tempo total de OAB. Conheça a escola: https://oabdf.org.br/esa

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF