Ellen Gracie deve assumir a Presidência do País nesta quinta

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, deve assumir nesta quinta-feira (4) a presidência interina do País. O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, viaja para a Argentina acompanhado do vice-presidente, José Alencar, e possivelmente também dos presidentes da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). De acordo com a Constituição, a presidência do STF é próxima na linha sucessória presidencial, depois do presidente da Câmara e do Senado.

“Não tenho nenhuma comunicação a esse respeito. Mas, assim como a posse no Supremo, acredito que este seja um momento simbólico muito importante para as mulheres brasileiras e para a sociedade brasileira como um todo. É um marco de igualdade de gênero e, cada vez que se quebra um preconceito, fica mais fácil também quebrar outros preconceitos que ainda existem, infelizmente, na sociedade”, declarou

Ellen Gracie à Agência Brasil.

O presidente Lula vai se encontrar com os presidentes da Bolívia, Evo Morales, da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Néstor Kirchner. Um dos assuntos previstos para a reunião é a segurança energética na América do Sul. Caso Aldo Rebelo ou Renan Calheiros fiquem no país, serão obrigados a assumir a presidência interina e não poderão disputar cargos nas eleições deste ano. A viagem do presidente da Câmara está confirmada, já a de Renan Calheiros ainda não foi confirmada. Caso o presidente do Senado fique no país, caberá a ele assumir o Palácio do Planalto interinamente.


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: