Entrega de Carteiras: OAB/DF recebe 106 novos advogados e advogadas

Nesta quinta-feira (15/12),106 novos profissionais prestaram o juramento da Ordem em duas cerimônias organizadas pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Na ocasião, 50 novos advogados e advogadas prestaram o juramento da advocacia na solenidade da manhã, e 56 no período da tarde.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, abriu a sessão pela manhã enfatizando a importância daquele evento para a vida dos novos advogados. Parabenizou, ainda, todas as mulheres presentes no dia em que é celebrado o Dia da Mulher Advogada. “Para o que vocês precisarem, a Casa estará disponível durante todos os 365 dias do ano”, disse Délio.

Na parte da tarde, Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF, iniciou seu pronunciamento agradecendo a todos os presentes e a todos que participavam virtualmente.

“É necessário honramos a nossa trajetória e valorizar todo esforço que foi feito até hoje. Por trás de suas carteiras existe uma jornada, uma luta e, também, muitas vitórias. Ao pegarem as suas ‘carteirinhas’, forma carinhosa que a chamo, vocês reflitam e valorizem o real valor dela, porque se a gente não imprimir valor na nossa conquista, ninguém fará isso por nós. É você que tem que ser o timoneiro dessa jornada que se inicia. Quando eu olho para minha carteirinha, eu vejo muita vitória nela ao longo de dez anos. Eu estava lá em Samambaia vendendo mexerica no semáforo para pagar minha faculdade de Direito e hoje eu estou aqui na condição de vice-presidente. Eu gosto de compartilhar essa história porque o valor dessa OAB para mim só eu sei, pois eu que lutei.”

Solenidade da manhã

A oradora da turma, Leila Szczecinski, começou seu discurso prestando uma homenagem aos professores, familiares e amigos. “O orgulho que vocês sentem por estarmos aqui, recebendo essa carteira, é mais valioso que a nossa própria conquista. Essa solenidade será lembrada por toda nossa vida, representa um divisor de águas, coroando uma etapa inicial, um dia memorável. Nossa formação exigiu muito de nós.”

Leila, por fim, fez menção à pandemia e a destacou como um momento muito difícil para todos os estudantes. “A humanidade esteve de joelhos rezando e reaprendendo a viver.”

Melanie Costa, paraninfa da turma, deu início ao seu discurso parabenizando a todos presentes pela conquista da carteira e relembrou que foi necessário muito estudo para chegar nesta solenidade. “Vocês estão vivenciando umas das melhores sensações de suas vidas, aquele sentimento de tarefa cumprida, de esgotamento de uma fase bem-sucedida. Há uma dose de alívio. A partir de agora, vocês estarão entrando em uma nova fase da vida. Não é a felicidade que depende do sucesso, é o sucesso que depende da felicidade.”

Solenidade da tarde

O orador da turma, João Gabriel Bandeira, começou agradecendo a todos que estavam presentes. Ressaltou o grande desafio traçado para alcançar a tão sonhada carteira da OAB, cinco longos anos de faculdade.

“A jornada universitária foi extremamente desafiadora, em algumas travessias nos sentimos perdidos, sem saber a quem recorrer. Outrora, sentimos que somos as pessoas certas, e qual caminho trilhar.”

João Gabriel Bandeira fez menção às vidas ceifadas na pandemia e homenageou a todos que sofreram neste momento tão marcante. Durante sua fala, emocionou-se agradecendo aos seus pais, avós e professores. “Obrigado por fazer parte dessa caminhada. A advocacia realmente não é para covardes, essa nobre profissão exige que nos expressemos com sabedoria e com respeito aos que divergem, contudo, sem deixar que a defesa dos direitos seja enfraquecida.”

Dando continuidade à cerimônia, Lenda Tariana convidou Anália Aires de Araújo para discursar representando as mulheres advogadas. Na oportunidade, ela agradeceu e disse que se sente privilegiada por fazer parte desta Casa. “Hoje é um dia muito especial, além de ser o Dia da Mulher Advogada, é também o dia da entrega da minha carteira. Estou muito feliz, obrigada.”

Joice Dias, paraninfa da turma, ressaltou a expectativa de, finalmente, receber a tão sonhada carteira, e deixou uma mensagem para as novas mulheres advogadas: “Ocupe o seu lugar. Sente em sua cadeira com orgulho, com a cabeça sempre erguida. Tenha coragem. Coragem na advocacia é essencial, será preciso coragem para lutarmos pelos nossos direitos e por nossos clientes.”

A paraninfa finalizou sua fala parabenizando aos pais que apoiaram os seus filhos. “Continuem apoiando, vocês talvez não imaginam o impacto que esse apoio da família e dos amigos terá na vida desses novos profissionais. Aqueles que chegam longe, não chegam sozinhos.”

Confira fotos da solenidade da manhã

Confira fotos da solenidade da tarde

Texto: Bruno Alarcão (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Fotos: Roberto Rodrigues

Comunicação OAB/DF – Jornalismo